Saúde intestinal e emagrecimento: qual a relação?

É comum associarmos o emagrecimento somente ao défice calórico. Mas há quem faça dieta, exercício físico e ainda assim tenha dificuldade em baixar de peso. Isto porque o emagrecimento é influenciado por inúmeros fatores e um deles é a saúde intestinal.
O equilíbrio do intestino influencia a nossa saúde como um todo, não fosse já conhecido como o “segundo cérebro”. Um intestino em desequilíbrio altera todo o nosso organismo e pode, inclusive, atrapalhar a perda de peso.
Entenda a relação entre a saúde intestinal e o emagrecimento e saiba como cuidar do seu intestino para emagrecer.
Como é que a saúde intestinal influencia a perda de peso?
É no intestino que se alojam o maior número de bactérias dentro do nosso organismo, a que chamamos flora intestinal. Estas bactérias desempenham funções extremamente importantes, desde contribuir para uma boa digestão, proteger o próprio intestino até à correta absorção de nutrientes.
Num cenário ideal, tudo funcionaria a 100%. Contudo, a nossa flora intestinal vai-se alterando com o passar dos anos e existem inúmeros fatores que contribuem para o seu desequilíbrio, como a idade, a nossa alimentação, a toma de antibióticos, stress, consumo de álcool/tabaco…
Mas, então, de que forma o desequilíbrio da flora intestinal afeta o emagrecimento?
Como já vimos, o intestino é frequentemente apelidado de “segundo cérebro”. Assim, este eixo de comunicação cérebro-intestino explica que a nossa saúde intestinal afete diretamente o nosso estado de espírito, causando, em situação de desequilíbrio, distúrbios hormonais que inevitavelmente afetam a perda de peso. Para além de afetar as hormonas responsáveis pela sensação de fome e saciedade, o desequilíbrio da flora intestinal perturba também a forma como o nosso organismo armazena gordura. Além disto tudo, outra relação causa-efeito identificada entre saúde intestinal e emagrecimento é a deficiente absorção de nutrientes. Ou seja, um intestino em desequilíbrio reduz a quantidade de bactérias boas na sua microbiota, o que leva a uma fraca absorção nutricional. Tudo isto causa um sistema imunitário mais fraco e afeta a nossa saúde como um todo, sendo também explicativo de uma maior dificuldade em perder peso.
Dicas para melhorar o funcionamento intestinal e favorecer o emagrecimento
Existem inúmeros hábitos que pode adotar no seu dia-a-dia de forma a melhorar o funcionamento intestinal e contribuir, não só para a sua saúde, mas também para os seus objetivos de perda de peso.
- Consumir alimentos ricos em fibra;
- Beber a quantidade adequada de água para o seu peso;
- Mastigar bem os alimentos para facilitar a digestão;
- Fazer caminhadas regularmente;
- Evitar adiar a ida à casa e banho;
- Evitar o consumo de alimentos processados.
Dica extra Lev: os probióticos, microrganismos vivos que podemos encontrar em alguns alimentos e suplementos, são, sem dúvida, a chave para recuperar o equilíbrio intestinal. A Lev desenvolveu um suplemento alimentar composto por pre e probióticos que imita a natureza do nosso intestino e proporciona todas as propriedades benéficas para restaurar a flora intestinal.
Cuide do seu intestino com o Pro Pre B e apoie a sua saúde intestinal e objetivos de emagrecimento!