Qualidade do sono e emagrecimento: qual a relação?

Emagrecer e tornar-se mais saudável é o objetivo de muita gente. Ora, quando falamos em perder peso, a maior parte das pessoas pensa imediatamente em dietas e exercício físico. O que muita gente não sabe é que a qualidade do nosso sono tem um papel fundamental no processo de emagrecimento.
Curioso/a? Entenda a relação entre o sono e o emagrecimento e inicie o seu caminho para uma vida com mais saúde!
Como é que o sono afeta o peso?
Antes de mais é importante perceber que o nosso corpo é regulado por hormonas, que em condições fisiológicas ideais funcionam de forma regulada. Contudo, isso nem sempre acontece e a falta de horas de sono ou até mesmo a fraca qualidade do mesmo vai causar alterações hormonais.
A questão é: como é que isto está interligado com o processo de emagrecimento?
Uma boa noite de sono promove a regulação de 3 hormonas: cortisol (hormona do stress), grelina (hormona da fome) e leptina (hormona da saciedade).
O que acontece quando temos uma boa noite de sono é o seguinte:
- Diminuição da produção de grelina (responsável por aumentar o apetite)
- Aumento dos níveis de leptina (responsável pela sensação de saciedade)
- Aumento dos níveis de cortisol
Por sua vez, quando dormimos mal acontece precisamente o contrário: produzimos mais grelina, logo, a nossa vontade de comer também aumenta. Além disso, o aumento dos níveis de cortisol leva a que o corpo resista à insulina mais facilmente, aumentando os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, se reflita no aumento da percentagem de gordura corporal.
Mas, então, a qualidade do sono afeta o processo de emagrecimento?
De um modo geral, sim! Dormir por si só não emagrece, mas, de facto, uma boa noite de sono influencia positivamente o processo de emagrecimento.
A maior parte das pessoas precisa de dormir entre 6 a 8h por dia para repor energias e regular as funções naturais no nosso corpo e em média, gastamos cerca de 80kcal por cada hora que dormimos e isso por si só não emagrece. Mas sabemos também que dormir bem auxilia a perda de peso de muitas outras formas. Assim, para garantir que o sono afete positivamente o processo de emagrecimento, é importante:
- Regular horários de deitar e acordar;
- Evitar alimentos e bebidas estimulantes depois das 17h, como o café, por exemplo;
- Evitar a exposição a luz artificial e ecrãs antes de dormir;
- Dormir num ambiente silencioso e com pouca luz;
- Aumentar o consumo de proteínas e fibras, de forma a estabilizar os níveis de açúcar no sangue;
- Praticar exercício físico, nem que sejam caminhadas de 30min diárias, que irá potenciar a regulação hormonal.
O sono de qualidade pode ser um excelente aliado no processo de emagrecimento e na sua saúde em geral. Na Lev, a nossa prioridade é construir um futuro cada vez mais saudável para todos. Conte connosco para emagrecer com saúde e dar ao seu corpo tudo aquilo que ele precisa. Marque já a sua consulta gratuita!