Matcha vs. Café: prós e contras

Todos sabemos que os portugueses são um povo bastante exigente no que toca ao seu café e que muitos de nós não trocam esta bebida por nada, seja de manhã, depois de almoço ou até ao longo dia. A verdade é que o matcha, uma nova bebida de origem japonesa com cafeína tem ganho popularidade pelo seu sabor único e pela vasta gama de benefícios que traz para a saúde.
Por isso, vamos aprofundar o debate matcha vs. café e descobrir qual deles se adequa melhor ao seu estilo de vida e preferências.
Matcha – o elixir antioxidante
O matcha é um ingrediente extraído da Camellia Sinensis, a mesma planta da qual o chá verde e preto são extraídos. A única diferença é que o matcha resulta da moagem das folhas mais jovens do chá verde, que são cultivadas ao abrigo do sol e, mais tarde, moídas. Este processo confere-lhe uma cor mais intensa e uma maior concentração de antioxidantes, tornando o seu consumo benéfico para a saúde.
Benefícios
- Poder antioxidante: com 10x mais antioxidante que o chá verde, o matcha protege a sua pele da ação dos radicais livres e do envelhecimento precoce.
- Mais energia: por ser uma bebida com cafeína, o matcha proporciona um aumento de energia semelhante ao do café, mas ligeiramente mais estável. Ou seja, contém L-teanina, um aminoácido que faz com que a cafeína seja metabolizada mais lentamente, evitando os picos de cortisol e aumento de ansiedade provocados pelo café, ao mesmo tempo que melhora a concentração e o foco.
- Acelera o metabolismo: o matcha tal como o café, tem uma ação termogénica, acerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura corporal.
- Rico em nutrientes: é rico em vitaminas (A, C e E) e minerais (potássio, cálcio e ferro), sendo, por isso, uma escolha nutricionalmente mais interessante.
- Opção detox: a clorofila presente no matcha ajuda na desintoxicação natural, eliminado metais pesados e químicos do organismo.
- Não tinge os dentes: ao contrário do café, não prejudica os dentes, nem os deixa tão amarelos.
Desvantagens
- Preferências de sabor: o sabor distinto do matcha pode não ser do agrado de toda a gente.
- Preço: o matcha de alta qualidade pode ser relativamente caro em comparação com o café.
Café – a escolha clássica
O café é um favorito mundial e, como bem sabemos, é a escolha preferida de muitos portugueses para começar o dia e beber depois de almoço.
Benefícios
- Rapidez e comodidade de preparação: atualmente temos inúmeras opções de café, seja em cápsula, solúvel, de máquina… As soluções são infindáveis e bastante cómodas pela sua rapidez de preparação.
- Opção mais acessível: é geralmente mais económico do que o matcha de alta qualidade.
- Boost de energia: o café fornece uma dose rápida e forte de energia, ideal para combater a sonolência e aumentar o estado de alerta.
- Ampla variedade: vasta gama de sabores, moagens, quantidades para satisfazer os gostos individuais. Além disso, e se pensarmos do ponto de vista cultural, é muito mais fácil encontrar, seja em cafés, no trabalho, supermercados…
Desvantagens
- Picos e quebras de energia: O café pode causar picos e quebras de energia devido à sua rápida absorção de cafeína, podendo provocar nervosismo e ansiedade.
- Dependência: Com o tempo, o consumo regular de café pode levar à dependência da cafeína, com sintomas de abstinência como dores de cabeça e irritabilidade.
- Manchas nos dentes: a elevada acidez do café enfraquece o esmalte dentário, podendo causar manchas ao longo do tempo.
Mas afinal qual escolher: matcha ou café?
Portanto, tanto o matcha como o café oferecem vantagens e desvantagens únicas, tornando a escolha entre eles uma questão de preferência pessoal e estilo de vida. Na Lev tem à sua disposição o Matcha Latte Elixir e o Super Coffee, duas misturas solúveis que trazem o melhor que estes ingredientes têm para lhe oferecer.
Conte-nos, qual prefere: matcha ou café?