Dieta para Diabéticos: como controlar a diabetes e perder peso?

Sofre de diabetes ou pré diabetes? Sabia que a perda de peso pode atrasar a progressão de pré diabetes para diabetes tipo 2? E caso já sofra de diabetes, uma alimentação adequada é fundamental para manter a doença controlada. De forma a tornar a perda de peso mais fácil, desenvolvemos uma dieta adaptada para diabéticos. Se este é o seu caso e quer perder peso, nós temos a solução!
Alimentação vs. Diabetes: qual a ligação?
Como já deve saber a diabetes é uma doença caracterizada por níveis de açúcar no sangue elevados. Isto pode acontecer por inúmeras razões, por um lado, o pâncreas deixa de produzir insulina (diabetes tipo 1), por outro, o corpo começa a criar resistência à insulina (diabetes tipo 2).
A verdade é que parte da explicação para a falha no funcionamento do pâncreas está na predisposição genética. Ainda assim, e quando falamos de diabetes tipo 2, o seu diagnóstico está fortemente associado ao estilo de vida. Daí que pessoas com excesso de peso, hábitos sedentários, alimentação desregrada tenham propensão para a diabetes tipo 2, já que a subida de peso favorece a resistência à insulina.
Seguir uma dieta saudável é, por isso, fundamental, não apenas para controlar os níveis de açúcar no sangue, mas também os níveis de colesterol, triglicerídeos, pressão arterial. Daí que se sofre de diabetes e tem excesso de peso, o ideal seja fazer uma dieta para diabéticos, de forma a evitar a progressão da doença e possíveis complicações.
Que tipo de dieta deve fazer um diabético?
Ao contrário do que se defendia erradamente, há uns tempos atrás, a alimentação para diabéticos não precisa de ser diferente da de uma pessoa sem essa doença. Deve sim incluir todos os grupos de alimentos de forma equilibrada e variada, tal como no caso de qualquer adulto.
Existem, contudo, alguns cuidados a ter pela necessidade de controlar os níveis de glicemia. Mas o importante será sempre combater o excesso de peso, a obesidade e o sedentarismo, grandes fatores de risco da diabete tipo 2.
É por esta razão que a abordagem mais adequada numa dieta para diabéticos seja a dieta low-carb e o consumo de refeições hipocalóricas.
Ainda assim, existem inúmeros fatores a considerar. Isto é, se existem complicações associadas à diabetes, se o doente é insulinodependente… O importante será sempre contar com apoio nutricional para a melhor adaptação da dieta ao caso individual de cada um. Na Lev conta com este mesmo apoio, já que tem acesso a consultas gratuitas de nutrição de 10 em 10 dias e a um plano personalizado para emagrecer.
Alimentação para diabéticos: as recomendações dos nossos nutricionistas
- Hidratos de carbono: prefira os de absorção lenta como os cereais integrais, as leguminosas, batata doce…
- Prefira as gorduras monoinsaturadas
- Consuma alimentos ricos em fibras
- Faça entre 5 a 7 refeições por dia, com intervalo de 3 a 4 horas para evitar picos de açúcar
- 1,5L a 2L de água por dia
Doces para diabéticos
Pessoas com diabetes podem comer doces? Doces e diabéticos são duas coisas que, normalmente, não são compatíveis. Contudo, as refeições Lev, previamente aprovadas pela DGS, são adequadas para doentes com diabetes. Isto porque são alimentos com baixo teor de açúcares, gorduras e hidratos de carbono simples. Por isso mesmo, ajudam a manter os níveis de glicemia estáveis.
Assim, com a Lev pode comer chocolates, croissants, bolachas… e satisfazer o seu desejo por doces, mesmo com o diagnóstico de diabetes.
Perca peso com a nossa dieta para diabéticos com a medida certa de nutrientes e acompanhamento nutricional. É fácil perder peso com a Lev, sem abdicar dos doces e daquilo que mais gosta! Marque já a sua consulta gratuita com a nossa equipa de nutricionistas e inicie a jornada para uma vida com mais saúde.