Como manter uma dieta saudável para o coração?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardíacas são responsáveis por 32% das mortes a nível global. Com dados tão alarmantes, nunca é demais falar sobre saúde e de como manter uma dieta saudável para o coração. Neste caso, comportamentos como deixar de fumar, praticar exercício físico são também relevantes. Mas aquilo que escolhemos comer também tem grande impacto na saúde do nosso coração!
Uma dieta cardioprotetora
Abordamos já quais são os melhores alimentos para a saúde do nosso coração. No entanto, existem também alguns hábitos que devemos adotar para um coração mais saudável:
- Evitar alimentos fritos, ricos em gorduras saturadas: estes alimentos aumentam a gordura no sangue e, consequentemente, a pressão, prejudicando assim a saúde do nosso coração.
- Evitar bebidas alcoólicas.
- Eliminar o sal na confeção dos alimentos e substituí-lo por ervas aromáticas.
- Praticar exercício físico, como por exemplo uma caminhada de 30 minutos todos os dias: o sedentarismo é também um mau hábito para a saúde do nosso coração.
- Distribuir o consumo dos alimentos por várias refeições ao longo do dia, evitando o consumo excessivo nas 3 refeições principais.
- Evitar alimentos ricos em açúcares refinados.
- Consumir alimentos ricos em fibras e antioxidantes.
Dietas amigas do coração
A dieta mediterrânica, por exemplo, é uma dieta amplamente promovida na prevenção de doenças cardiovasculares. As suas propriedades cardioprotetoras devem-se, na verdade, a uma alimentação rica em gorduras saudáveis (ex: azeite), fruta, legumes, leguminosas, peixe e aves.
Além do mais, uma dieta cetogénica, como aquela que a Lev promove, também poderá ser recomendada para doentes hipertensos, por ser uma dieta rica em gorduras saudáveis, antioxidantes e ómega 3. A dieta Lev para além de promover a perda de peso saudável e uma reeducação alimentar é composta por alimentos que ajudam a melhorar a pressão arterial, a reduzir os níveis de açúcar no sangue e a controlar o mau colesterol. Assim, tem à sua disposição todas as ferramentas para preservar a saúde do seu coração.
Manter uma dieta saudável para o coração também pode ajudá-lo a manter um peso saudável. Não hesite em contactar os nutricionistas Lev e marque já a sua consulta gratuita!
Comece hoje a cuidar de si!