Como fazer uma reeducação alimentar?

Sente-se preso/a em maus hábitos alimentares e isso está a ser uma barreira para uma vida com mais saúde? Já ouviu falar em reeducação alimentar? Pois bem, essa poderá ser a solução para o seu problema!

Recomeçar, reaprender e reeducar… é precisamente sobre isso que é uma reeducação alimentar e a Lev traz-lhe todas as estratégias e dicas de que precisa para mudar os hábitos que o estão a impedir de mudar a sua vida!

O que é uma reeducação alimentar?

Reeducar a alimentação passa por mudar os hábitos alimentares menos saudáveis que fomos acumulando ao longo de toda a nossa vida. Não, não é um processo fácil, mas com disciplina e repetição por meio de uma rotina, tudo fica mais simples.

Fazer uma reeducação alimentar não significa necessariamente abolir alimentos do seu dia-a-dia, mas antes organizar melhor a gestão que faz desses alimentos de uma forma mais saudável. Acima de tudo, uma reeducação alimentar pressupõe uma relação mais saudável na forma como se alimenta, onde há espaço para o equilíbrio.

Como reeduco a minha alimentação?

Agora que desmitificamos o conceito de reeducação alimentar, queremos dar-lhe todas as dicas para que aprenda a comer de tudo, mas de uma forma moderada. Acima de tudo, queremos que melhore a sua relação com a comida para assim ser mais fácil manter um peso saudável.

    1. Acompanhamento nutricional: ter alguém que o acompanhe e ajude a alcançar os seus objetivos é fundamental durante o processo de reeducação alimentar. Além disso, o nutricionista irá garantir que não existem quaisquer carências nutricionais na sua alimentação.
    2. Diminua de forma gradual o consumo de açúcar e sal: pode parecer um ponto óbvio, mas a verdade é que o nosso paladar é extremamente adaptável. Experimente aos poucos reduzir a quantidade de açúcar que põe no seu café ou começar por substituir o sal por ervas aromáticas como forma de tempero. Irá perceber que depois de uns tempos deixará de sentir necessidade destes dois ingredientes na sua alimentação. Ou então se está habituado a consumir sumos e refrigerantes diariamente, comece por substituir por opções mais naturais, como águas aromatizadas ou chá.
    3. Mantenha o seu corpo hidratado: a água é indispensável num estilo de vida saudável e ao ingerir líquidos irá aumentar a sensação de saciedade.
    4. Coma de forma consciente e devagar: mastigar bem e devagar permite ao seu corpo entender quando está saciado. Esta é uma pequena prática que irá ajudar num melhor controlo da sua fome.

Como funciona a reeducação alimentar para emagrecer na Lev?

Fazer uma reeducação dos hábitos alimentares pode, de facto, ser uma tarefa complicada. Por isso mesmo, baseamos a nossa dieta neste mesmo objetivo. Quer saber como?

  • Na dieta Lev nunca estará sozinho! Poderá sempre contar com acompanhamento da nossa equipa de nutricionistas para o ajudar e motivar nesta mudança para uma vida mais saudável. Através de consultas de nutrição gratuitas e um plano alimentar personalizado para emagrecer fazer uma reeducação alimentar na Lev acaba por se tornar muito mais simples.

E como tornamos este processo tão simples? Nas Clínicas Lev a reeducação alimentar divide-se em 4 fases:

  • Substituição da alimentação tradicional pelas refeições Lev, acompanhadas de legumes: nesta primeira fase o objetivo é “reiniciar” os seus hábitos alimentares. Basicamente promovemos uma reconfiguração na sua alimentação para aos poucos ir introduzindo os diferentes alimentos, até que a alimentação volte a ser completa e tradicional.
  • Introdução de alguns alimentos como a carne e o peixe magros
  • Introdução de alimentos de baixa carga glicémica, como as frutas e os laticínios
  • Regresso à alimentação tradicional: ainda nesta fase continuamos a oferecer consultas de nutrição gratuitas, para uma constante correção de hábitos alimentares.

Cuide da sua saúde com um plano de reeducação alimentar. Marque já a sua consulta gratuita, sem compromisso, e comece hoje a mudança para uma vida mais saudável!

 

Loja Online

Snacks Lev para emagrecer