Termine o ano saudável e em forma. Preparado/a?

Hábitos saudáveis para incorporar

Os hábitos saudáveis são importantes e devem ser mantidos durante todo o ano. O ser humano vive de hábitos e são vários os estudos que comprovam que são necessários apenas 21 dias para tornar algo num novo hábito.

Terminar o ano saudável e em forma é continuar o trabalho árduo que fez até então. É importante que resista às tentações que se aproximam e mantenha, não só uma alimentação saudável, mas também vários outros hábitos saudáveis que adquiriu.  

Ao aproximar-se o fim do ano, chega também com ele o frio e as tentações da quadra final. Como o caminho certo nem sempre é o mais fácil, o último mês do ano, apresenta vários desafios. Mas, nada como enfrentar desafios para comprovar que os progressos conseguidos ao longo do ano são para valer! Verdade? ;)  

Ainda que a força de vontade seja muita, manter os mesmos hábitos saudáveis da época de maior calor, pode ser um desafio. Que tal seguir esta filosofia?

Ano novo, vida ainda mais saudável! 

Chegou a hora de encarar os primeiros três desafios da sua jornada saudável e em forma. Preparado/a? 

Primeiro desafio: o frio e a chuva

O frio chegou, a roupa de verão voltou para o fundo das gavetas. Cresce a vontade de ficar em casa, enrolado na manta no sofá, de olhos postos em qualquer coisa que está a passar na televisão. No entanto, a temperatura que se faz sentir não pode ditar a sua vontade em manter-se saudável!  

Temos alguns conselhos para si: 

1) Opte por uma alimentação saudável! 

As saladas não são os pratos eleitos nesta altura. No entanto, as soluções de refeições quentes não deixam de nos surpreender. Como por exemplo o conforto de uma sopa que, além de ser uma refeição completa, nos aquece o corpo e a alma! Veja algumas receitas aqui. 

2) Pratique exercício físico regularmente! 

A prática regular de exercício físico não é um desafio tão grande. Podemos sempre encaixar pequenas atividades do dia-a-dia que mantém o nosso corpo em movimento. Por exemplo, substituir o elevador pelas escadas, ou aproveitar para dar uma limpeza a fundo à nossa casa. Ainda se lembra das nossas dicas para perder até 100 calorias durante o dia? Toca a mexer! 

E se estiver a chover?  

Se estiver a chover, pode substituir os exercícios feitos ao ar livre por outros feitos no conforto do lar. Ir ao ginásio também é uma ótima alternativa, podendo desfrutar de várias aulas de grupo.

Ainda que seja uma estação mais fria, o sol também pode brilhar! Nada que um agasalho não resolva! Que tal uma corrida ou uma caminhada ao ar livre, para aquecer e queimar umas calorias extra? ;)  

3) Descanse! 

Aproveite para ir para a cama 15 minutos mais cedo. Deixe os gadgets tecnológicos e viaje pelo mundo ao ler um livro no calor dos seus cobertores.  

Segundo desafio: o Natal

Mais do que sinónimo de prendas, o Natal é sinónimo de mesa cheia. Numa época em que quase ninguém dá atenção à alimentação saudável, ou se preocupa com a sua dieta, quem o quer fazer tem uma tarefa difícil pela frente.  

Garoupa, um peixe delicioso para uma receita simples mas sofisticada.

 Mas difícil, não é impossível! 

É importante que os hábitos saudáveis adquiridos ao longo do ano não sejam deitados a perder por uma semana de exageros.  Pode substituir as receitas mais tradicionais por receitas saudáveis que embelezam e enchem igualmente a mesa de natal. Algumas sugestões: uma sopa de peixe de entrada, seguida de uma garoupa braseada com misto de legumes como prato principal, ou mesmo umas lulas em alho ou courgettes recheadas.  

E os doces? Os doces também têm alternativas saudáveis como é o caso da delícia de caramelo com nutellev ou pão de ló com flocos de chocolate.  

Pode também adaptar as suas receitas originais tendo sempre em atenção ao seu plano alimentar saudável! Se estiver a fazer a dieta Lev, siga com atenção as dicas do seu nutricionista.  

Terceiro desafio: a Passagem de ano

Como não poderia deixar de ser, não há duas sem três! Mas a terceira é a mais simples. 

Para começar, evite as bebidas alcoólicas. Estas, além de calóricas, causam desidratação e inchaço. Além disso, o seu excesso pode também provocar dores de cabeça, enjoos e mal-estar. 

Mas, atenção! Não tem que deixar de brindar ao novo ano que entra. E claro, não se esqueça de celebrar – “dançar como se ninguém estivesse a ver”. ;) A dança é também uma ótima maneira de fazer exercício físico! Vai libertar tudo o que fica para trás e receber o novo ano com nova energia.  

Os hábitos saudáveis são importantes e devem manter-se durante todo o ano.  

Uma vida saudável aumenta a saúde física e mental o que, consequentemente, melhora a autoestima e sintomas como a ansiedade, ou até depressão. Ao mesmo tempo, fortalece o organismo e aumenta a qualidade de vida! 

Já o velho ditado diz: “somos o que comemos”! Manter uma alimentação saudável é a chave para uma vida mais saudável e feliz. Aliada à prática de exercício físico, relaxamento e descontração, aumenta a longevidade. 

Esperamos que todo o seu esforço traga os resultados que deseja. Lembre-se que a Lev pode ajudá-lo/a em qualquer momento da sua jornada! Marque já a sua consulta gratuita aqui e termine o ano da melhor forma.  

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