800 291 291 – Serviço Número Verde (Grátis) Dias úteis das 9h às 21h
800 291 291 – Serviço Número Verde (Grátis) Dias úteis das 9h às 21h

Temperos e Condimentos Saudáveis

Temperos e Condimentos Saudáveis

Os temperos e condimentos são utilizados para cozinhar, com o propósito de acrescentar, modificar ou realçar o sabor da comida.

O tempero tipicamente usado em Portugal é diferente na Índia, no México ou na Tailândia, por exemplo – ajuda a construir a identidade gastronómica das regiões.

Existem diversos tipos de condimentos que podem ser acrescentados à comida, tais como sal, pimenta, canela, coentros, salsa, gengibre e manjericão.

Dentro do grupo dos condimentos temos as especiarias e as ervas aromáticas, que têm até propriedades terapêuticas e contribuem de forma positiva para uma alimentação saudável!

Apesar de muitos condimentos serem isentos de calorias, não significa que não sejam nocivos para a saúde.

Partilhamos consigo algumas formas mais saudáveis de utilizar os condimentos e temperar a comida:

Substitua o sal por ervas aromáticas

Sabia que a quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial da Saúde é de até 5g por dia?

O sal em excesso pode ser prejudicial a nível cardiovascular e prejudicar a perda de peso e a eliminação de gordura localizada.

Ao trocá-lo por ervas aromáticas, estará a reduzir o sal adicionado aos seus cozinhados e a garantir que os mesmos têm ainda mais sabor, sem um teor de sódio elevado.

Faça os seus caldos de legumes

É fácil substituir alguns elementos industrializados por opções caseiras, que podemos facilmente fazer em casa!

Ferva em água os legumes com as suas ervas aromáticas e especiarias favoritas. Depois, basta coar o líquido e reservá-lo em doses individuais no congelador, para utilizar à medida que precisar nos seus cozinhados.

Desta forma evita, por exemplo, os caldos de galinha altamente processados e compostos por sal, gorduras, aditivos e aromas.

Faça o seu próprio puré de tomate caseiro

Seguindo a linha do “faça você mesmo”, evite as polpas de tomate de compra.

Basta triturar tomate maduro, temperar a gosto e juntar aos seus preparados!

Pode fazer o mesmo em relação ao alho: não compre as pastas de alho já preparadas, opte por picar alho em casa e juntar ervas aromáticas.

Verá que é muito mais saboroso e fresco, enquanto garante todos os nutrientes e benefícios destes elementos!

 

Para mais dicas úteis de como fazer mudanças saudáveis na sua alimentação, marque já uma consulta de nutrição gratuita com os nossos nutricionistas!

 

WhatsApp WhatsApp Lev®