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Mindful eating: seis maneiras de comer com consciência.

Mindful Eating

Como já falamos anteriormente no blog Lev®, a meditação pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e o nosso bem-estar.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar, a prática da meditação diária diminui o stresse, o risco de cancro de mama e proporciona um maior equilíbrio emocional.

Além dos benefícios psicológicos da prática, há uma vertente especialmente importante para as pessoas que desejam perder peso e ter uma relação mais saudável com a comida: o mindful eating.

O que é o mindful eating?

Segundo o site Psychology Today, o mindful eating é uma forma de comer consciente. É prestar atenção total à experiência de comer e beber, tanto dentro como fora do corpo. Comer conscientemente é prestar atenção às cores, cheiros, texturas, sabores, temperaturas e até mesmo aos sons da comida.

Quantas vezes já comeu em frente da televisão? Ou distraído com o telemóvel? A prática de mindful eating é o oposto do que estamos habituados a fazer. Prestar atenção nos aspetos mais subtis da alimentação proporciona uma melhor digestão, maior absorção dos nutrientes e a diminuição do comer compulsivo.

Os princípios do mindful eating são:

– Prestar atenção, sem julgamento, ao momento presente.

– Estar atento tanto aos processos internos como aos ambientes externos.

– Estar ciente dos seus pensamentos, emoções e sensações físicas no momento presente.

 Seis práticas para comer com consciência:

  1. Ouvir o seu corpo e parar de comer quando estiver satisfeito.
  2. Comer apenas estiver com fome (estômago a roncar, queda na energia…)
  3. Comer alimentos saudáveis e nutritivos.
  4. Quando sentar, não se distraia com a televisão ou com o telemóvel.
  5. Crie uma rotina
  6. Preste atenção na comida: na textura, na cor, no cheiro, no gosto. Utilize os cinco sentidos para desfrutar da sua refeição.

Outras ideias para praticar o mindful eating:

– Dê pequenas dentadas e mastigue bem os alimentos.

– Antes de abrir o frigorífico ou o armário respire e pergunte-se “estou realmente com fome?”.

– Torne a pausa da refeição um momento de prazer, um momento de auto-cuidado e amor-próprio.

– Experimente novos sabores e variações de receitas com os seus alimentos preferidos. No site da Lev® temos receitas à disposição.

Até a próxima!

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