Erros comuns que podem impedir a perda de peso

Erros comuns que podem impedir a perda de peso

A perda de peso pode ser um objetivo para muitos, onde as razões variam. Pode ser por uma questão de saúde, bem-estar, estética, entre muitos outros motivos. No entanto, a verdade é que muitas pessoas se desafiam a perder peso, mas, não conseguem alcançar os resultados desejados. Afinal, qual poderá ser a razão para este insucesso?

Ouvimos frequentemente que “o importante é querer”, ainda assim, nem sempre a prática o comprova. É claro que querer é um primeiro passo, mas para haver sucesso na perda de peso é necessário mais do que vontade.

A fórmula de perda de peso parece simples: queimar mais calorias do que as que consome, comer menos e mexer-se mais. Mas, será isso mesmo? Quem já fez várias dietas sabe que não é tão simples assim, e mais, a maior parte das pessoas, acabam por cometer erros sem sequer se aperceberem.

A conclusão: para emagrecer de forma saudável, é indispensável conhecer algumas regras de nutrição e é crucial tentar perceber quais os erros que podem estar a impedi-la/o de atingir os seus objetivos. A partir daí, o processo torna-se mais fácil. ;)

Conheça alguns dos erros mais comuns praticados por quem está a tentar emagrecer. Leia-os atentamente e comece hoje a evitá-los!

1# Saltar refeições

 Acontece frequentemente ao pequeno almoço, mas não só. Quer seja por falta de tempo, falta de fome ou tentativa (errada!) de perder peso, qualquer outro motivo não mencionado não é razão suficiente para saltar uma refeição.

Quando saltamos uma refeição e não ingerimos alimentos e nutrientes, acontecem vários processos ao nosso organismo. Um deles está relacionado com a velocidade do metabolismo. O que acontece é simples: quando não nos alimentamos, o corpo entra em modo de economia. O objetivo é poupar e armazenar energias, diminuindo assim a velocidade do metabolismo. Este é um sistema de defesa do corpo que prejudica quem quer emagrecer!

Assim, saltar refeições é apenas uma ilusão e um erro de quem quer emagrecer. Pelo contrário, para ter um metabolismo acelerado e proporcionar uma perda de peso saudável, é essencial alimentar-se, sempre de forma moderada e saudável. Lembre-se! Há que comer para emagrecer! ;)

 2# Exagerar na quantidade de proteína

Erros comuns a evitar se está a tentar perder peso!

 A proteína, assim como os hidratos de carbono e as gorduras, são macronutrientes essenciais ao funcionamento adequado do corpo, mesmo quando o objetivo é a perda de peso. Visto que ambos os hidratos de carbono e as gorduras, são frequentemente associadas a um maior número de calorias, muitas são as pessoas que exageram no consumo de proteínas, na ilusão de que estas não engordam.

A proteína é essencial para uma dieta de perda de peso, no entanto, deve existir moderação. O excesso de proteína no corpo é armazenado como gordura. Além disso, também deve ter em conta a qualidade desta. Batidos proteicos, barras proteicas e outros snacks aparentemente saudáveis, são muitas vezes abundantes em açúcar e gorduras. Prefira fontes de proteínas magras e lembre-se das quantidades. 

3# Esquecer dos vegetais

Especialistas confirmam que numa dieta é imprescindível o consumo de vegetais. Porquê? A razão é simples: os vegetais, além de não serem calóricos, são alimentos nutritivos, ricos em vitaminas, antioxidantes, fibras e água.

Uma alimentação rica em vegetais contribui, não só para um estilo de vida saudável, mas também para a sensação de saciedade e controlo de apetite que, a longo prazo, contribuem para a perda de peso.

4# Beber demasiados sumos e smoothies de frutas

Seria ideal poder comer fruta sem restrições, verdade? No entanto, este é um dos erros mais comuns de quem quer perder peso. A fruta pode realmente dar-lhe uma quantidade relevante de nutrientes e vitaminas, no entanto, vai também fornecer-lhe uma enorme porção de açúcar. O açúcar natural da fruta, chamado de frutose, embora seja natural, é açúcar. E como todos os açúcares, quando consumido em quantia elevada leva ao aumento de peso.

Embora não seja necessário cortar completamente a fruta da sua vida, é recomendada a moderação da sua ingestão durante a perda de peso.

5# Não dormir o suficiente

Não é mito, é realmente verdade que a perda de peso está relacionada com a qualidade do sono. Dormir é essencial para dar ao corpo oportunidade de restaurar energias. Além do mais, as hormonas responsáveis pelo apetite e fome são gravemente influenciadas pela quantidade e qualidade do seu sono.

 Especialistas recomendam dormir em média 8h. Quando não damos ao nosso organismo tempo para descansar, é possível que, além do um mau humor e mal-estar, também haja um descontrolo do apetite, resultando frequentemente no desejo aumentado de comer, mesmo sem necessidade.

Se estiver a tentar perder peso, lembre-se de aproveitar as suas horas de sono da melhor maneira.

 6# Usar o exercício como desculpa

O exercício é um complemento importante para a sua perda de peso, juntamente com a alimentação saudável e equilibrada. Não se deixe iludir: continuar com os mesmos hábitos alimentares e compensar os excessos com exercício físico não lhe vai trazer os resultados que deseja.

Embora seja melhor fazer exercício do que simplesmente não o fazer, a chave para a perda de peso é a combinação entre o exercício e a alimentação. Estudos referem ainda que aqueles que usam o exercício para compensar os excessos alimentares, acabam por fazê-lo regularmente, resultando num peso estagnado ou até no aumento de massa gorda.

7# Repetir continuamente a mesma rotina de exercício físico

De acordo com profissionais de desporto, a rotina de exercício físico deve ser variada para que não deixemos o corpo habituar-se, tornando-se demasiado fácil e sem evoluções. Para uma perda de peso eficaz, o exercício deve variar de frequência, intensidade e tempo.

Apresentamos 7 erros comuns de quem quer perder peso e não vê resultados. Aproveitamos para a/o incentivar a marcar a sua consulta de nutrição gratuita. Lembre-se que o acompanhamento personalizado é a forma mais segura, eficaz e motivante para perder peso. Até já :)

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