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Dicas Lev: Promova o seu bem-estar em 2016

bem_estar_2016

Um novo ano inicia-se e com ele a possibilidade de reestruturar a sua saúde e bem-estar.

Seguem 12 dicas, uma para cada mês deste novo ano. Cada uma delas direcionada para aumentar a sua qualidade de vida.

janeiro
Beba mais água – A ingestão diária da quantidade recomendada (1,5 a 2L), traz inúmeros benefícios à saúde. Entre eles estão a prevenção de problemas renais, auxílio no processo digestivo e de eliminação de toxinas do organismo.

fevereiro
Dê início à prática de uma modalidade desportiva:
A prática de desporto é fundamental para manter um copo e mente saudáveis. Faça a seleção das suas favoritas, experimente uma aula gratuita de cada uma delas e escolha a que mais lhe agradar.

março
Coma mais vegetais:
Os vegetais são uma fonte infinita de vitaminas, minerais e fibras alimentares. A combinação destes nutrientes potencia a saciedade que ajuda a controlar o apetite. Faça acompanhar, pelo menos uma das suas refeições diárias, de uma porção de legumes cozidos de preferência ao vapor, este método ajuda a manter as propriedades dos alimentos.

abril
Deixe de fumar:
Aquela que costuma ser a decisão de muitos no início do ano pode ser a sua meta este mês. Fumar provoca uma infinidade de malefícios em detrimento de um momento de prazer. Marque uma consulta gratuita de cessão tabágica no seu centro de saúde, conheça as ajudas ao dispor e vá em frente com a sua decisão! Assim que sentir o impacto positivo desta na sua saúde, vai agradecer a si mesma o dia em que decidiu tomá-la.

maio
Perca peso:
O excesso de peso está associado ao aparecimento de inúmeros problemas de saúde, sendo pois um problema que se estende para além das questões meramente estéticas. Cuide da sua saúde, procure fazer uma alimentação mais regrada e saudável acompanhada de exercício físico.

Se tem dificuldade em manter um peso saudável procure a ajuda de um profissional.

junho
Seja mais otimista:
Um estudo realizado pelo psicólogo Martin Seligman, verificou que um estado mental e emocional positivo influencia a saúde física e o bem-estar geral. Retire expressões negativas do seu vocabulário, foque-se nas soluções e não nos problemas, apanhe sol e faça atividades que o façam sorrir!

julho
Modere o consumo de álcool:
O consumo excessivo de álcool está associado ao aumento de peso entre outras doenças. Procure fazer uma ingestão moderada de bebidas limitando-a, por exemplo, a ocasiões especiais. Se sentir dificuldade em moderar o consumo de álcool procure a ajuda de um médico. Proteja a sua saúde.

agosto
Aumente o consumo de fruta:
Com o calor que normalmente se faz sentir nesta época um sumo de frutas bem fresquinho cai sempre bem e previne a desidratação. O sem fim de vitaminas que estes contêm dar-lhe-ão ainda mais disposição para enfrentar os dias quentes que se fazem sentir.

setembro
Dê mais abraços:
Sim, abraços! Dar abraços promove a sensação de tranquilidade, este efeito deve-se à oxitocina, hormona cuja libertação está associada ao contacto físico. Abraçar ajuda assim a reduzir o stress, funcionando como um ansiolítico natural.

outubro
Aumente a qualidade do seu sono:
Dormir bem é vital para a saúde e para a qualidade do seu desempenho no dia a dia. Quando se dorme pouco e mal, aumenta o risco de sofrer por exemplo de obesidade. Escolher uma boa almofada, tentar deitar-se sempre no mesmo horário e não consumir bebidas nem alimentos excitantes antes de se deitar, são algumas das dicas que deve ter em conta para conseguir uma noite descansada e bem dormida.

novembro
Faça um check-up:
Prevenir é melhor que remediar! Homens e mulheres, especialmente a partir dos 35 anos, devem fazer um check-up anual que consiste na realização de exames específicos de acordo com o histórico de saúde de cada paciente. Estes exames podem ser solicitados pelo seu médico de família e dão um diagnóstico detalhado acerca do funcionamento das funções do organismo.

Mantenha a sua saúde sob vigilância, um diagnóstico precoce pode salvar-lhe a vida.

dezembro
Tome sempre o pequeno-almoço:
O pequeno-almoço é sem dúvida a refeição mais importante do dia. Depois de uma noite em jejum o seu corpo necessita repor energias para dar início a um novo dia cheio de vitalidade. Esta refeição deve fornecer quantidades significativas de nutrientes reguladores como fibra, vitaminas e minerais, alguns dos quais determinantes no trabalho intelectual, por isso, não podem faltar leite ou derivados como o iogurte, cereais pouco refinados ou integrais e fruta.

Preparada(o) para começar? Força, nós estamos consigo!
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