Desporto: exercício físico na rua

Desporto: exercício físico na rua

São variadíssimas as maneiras de praticar desporto. Basta querer! Para além de fazer bem ao corpo, renova a mente a ajuda a manter a forma.

Se é daquelas pessoas que não gosta de ir ao ginásio, nem gosta de fazer exercício em casa porque prefere o ar livre, tudo bem: o desporto de rua tem cada vez mais adeptos!

De dia para dia os circuitos de manutenção crescem, as pistas de corrida tornam-se maiores e cada vez mais pessoas vestem o seu fato treino para adotarem esta modalidade. Está comprovado que o treino em espaços verdes aumenta a concentração.

Mas o treino de rua não fica por aqui.

Pontos positivos? Completamente gratuito ou com preços bastante reduzidos, flexível pois é o praticante que faz o seu horário e, como todo o exercício físico, saudável!

Prepare-se para abraçar este modo de treinar agora que está a chegar o bom tempo. Pode começar devagarinho impondo os seus próprios limites.

Calce as sapatilhas e vista o fato treino

Começando pelo princípio, o equipamento está a postos, que tal começar com uns minutos de aquecimento e alongamento muscular. Assim prepara o corpo para o exercício e evita lesões. Alongue os braços, costas, pernas. Encoste-se à direita da pista e comece por caminhar a um passo mais acelerado que o normal. Se já se sente à vontade, toca a correr!

As pistas de manutenção têm algumas subidas e descidas o que é ótimo para dificultar um

pouco mais o treino. Pode também alternar por uma passada mais rápida e mais lenta. Assim promove o exercício cardiovascular o que vai potenciar a perda de gordura.

As máquinas estão espalhadas pelo circuito, no entanto, faça uma volta primeiro antes de se aventurar para garantir um bom aquecimento muscular.

Máquinas de condição física

Durante o treino vai ver várias máquinas próprias para trabalhar pernas, braços, tronco e abdominais.

Umas um pouco mais intensas e outras mais fáceis. O bom neste tipo de máquinas é que o peso do corpo que funciona como carga, tornando o treino altamente funcional.

Depois de escolher a máquina, é importante ler o correto método de utilização da mesma e manter uma postura adequada.

Faça 3 séries com cerca de 15 repetições cada e descanse cerca de 10 segundos entre as mesmas. Nesse tempo, saia da máquina alongue os músculos, mexa-se!

Treino de rua, exercícios físicos variados

O treino de rua não tem necessariamente de ser num circuito de manutenção e também não tem que utilizar as máquinas que estão à disposição.

Há muitos exercícios que pode fazer na rua, sem precisar de nenhum equipamento especial.

Então, nada como levar uma corda para poder fazer alguns saltos, pois espaço não falta. Saltar à corda é um ótimo exercício para perder peso. Ainda os vários exercícios como as lunges, agachamentos, agachamentos com salto. Sem nenhum objeto, pode optar pelos jumping jacks ou burpees. Também muito bons para queimar gordura.

Se prefere treinar em grupo, já existem vários que se juntam para diferentes atividades. Corrida, estafetas, circuitos ou outros jogos. Estes exercícios são ótimos para socializar e vão melhorar as capacidades de coordenação e agilidade. O que é um ponto positivo no dia a dia.

Todos os exercícios que faz no ginásio ou em casa podem ser transportados para um ambiente muito mais convidativo.

Desde os circuitos de manutenção com as máquinas que ajudam a trabalhar a força, aos exercícios funcionais, não esquecendo os desportos de equipa como um jogo de voleibol entre amigos, ou basquetebol ou futebol.

A verdade é que podemos chamar treino de rua a qualquer e todo o tipo de treino que é feito na rua. Aqui é só escolher o que prefere e qual o motiva mais.

Pode preferir andar de bicicleta, aventurar-se em cima de uns patins ou juntar-se aos grupos de corrida. Ainda espalhados por vários jardins estão as aulas de body balance, yoga e tai-chi, ótimas para o alongamento muscular, flexibilidade e equilíbrio.

As opções são variadas e pode estar em comunhão com a natureza, o que também aumenta os níveis de vitamina D.

Por isso, não se esqueça do protetor solar, chapéu e garrafa de água e conte-nos qual o seu tipo de treino preferido! ;)

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