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Crossfit: Exercício ou estilo de vida?

Não é das modalidades desportivas mais antigas, no entanto já ganhou fãs pelo mundo afora. Muitos defendem que é uma modalidade desportiva demasiado agressiva para ser praticada por todos, mas quem efetivamente percebe do assunto, convida todas as idades a praticarem. Como qualquer desporto, com o acompanhamento adequado pode fazer maravilhas à sua forma física.

Curioso/a para saber mais? Vamos a isso! :)

O Crossfit é uma modalidade recente. Nasceu em 2000 como marca registada nos Estados Unidos e foi fundada por Greg Glassman, quando ainda era um jovem ginasta.

Greg Glassman descobriu que através de halteres e barras de pesos conseguia ficar mais forte que qualquer outro ginasta que trabalhava apenas com o peso do próprio corpo.

O Crossfit dá, assim, os primeiros passos.

Promovido como exercício físico, filosofia e até fitness competitivo, o treino do Crossfit incorpora elementos de alta intensidade, num treino com intervalos curtos entre os exercícios.

No início sofreu alguma controvérsia e alegações que causava sofrimento desnecessário aos praticantes e lesões no próprio tecido muscular.

O Crossfit é um programa de treino e condicionamento físico desenvolvido para melhorar as capacidades fisiológicas de qualquer pessoa. A sua prática é adequada a qualquer idade e a qualquer nível físico, desde atletas de alta competição a pessoas mais sedentárias.

É uma modalidade que só pode ser lecionada por profissionais com formação específica e certificado na modalidade, o que dá a garantia que o treino é sempre adequado às necessidades e capacidades físicas de cada indivíduo.

Mas afinal, o que é o Crossfit?

O Crossfit é uma modalidade desportiva que combina exercícios de alta intensidade intervalados por curtos períodos de tempo. Os exercícios, são uma combinação de exercícios aeróbicos, exercícios com pesos e levantamento de peso olímpico.

Não se assuste! Para começar, as cargas são sempre baixas, de acordo com a condição física do praticante. No início pode ser mesmo só usado o peso do próprio corpo.

Os ginásios ou boxes de Crossfit oferecem uma gama completa de equipamento para os diferentes exercícios, desde pesos (Kettlebells, barras, bolas medicinais, etc.) a bandas de resistência, barras de elevações e argolas/anéis de ginástica e claro, inúmeros colchões.

O que distingue o Crossfit dos outros desportos é mesmo as três variáveis do próprio treino, a filosofia e o método.

A modalidade foca-se nos movimentos funcionais e é através da realização do mesmo que o praticante desenvolve a sua capacidade física. O objetivo aqui, não é a especialização numa só vertente de treino, mas sim nas várias. O praticante terá as aptidões necessárias para correr uma maratona ou entrar numa competição de levantamento de peso.

Bases do Crossfit

No Crossfit a filosofia da modalidade está muito presente, o que o torna um estilo de vida pelos praticantes. Para saber mais um pouco acerca desta modalidade destacamos os seguintes parâmetros básicos em que o mesmo assenta:

Exercícios de alta intensidade

É, na verdade, um treino cansativo, mas ao mesmo tempo viciante. Os exercícios são árduos e explosivos e mesmo que seja um praticante nato de desporto, poderá até duvidar da sua forma.

Intervalos curtos

Mesmo nos exercícios intensos, os músculos precisam de descansar e são feitos intervalos entre os exercícios. A diferença é que esses mesmos intervalos são mais curtos. Assim, o metabolismo mantém-se acelerado e ajuda na queima de gordura durante e após o treino.

Movimentos funcionais

Os nossos músculos tendem a habituar-se aos movimentos, em qualquer treino é importante haver uma variação dos movimentos. No Crossfit são realizados exercícios com diferentes intensidades que variam a cada treino. Assim há sempre um desafio do próprio corpo em cada sessão.

Exercícios globais

Aqui o corpo é trabalhado como um todo ao serem realizados vários exercícios que demandam os diversos grupos musculares. Assim, há um aumento na queima de calorias e na estimulação do ganho de massa muscular.

Treinos de curta duração

Sendo um treino de alta intensidade, não se pode estender por demasiadas horas. As sessões são curtas e intensas o que estimula a libertação da hormona de crescimento e testosterona, que contribuem para o ganho de massa muscular e a queima de gordura. Ajuda, ainda na redução da produção de cortisol (hormona que provoca a acumulação de gordura).

Agora que já sabe um pouco mais acerca do próprio treino em si, chegou a altura de saber as vantagens!

Benefícios do Crossfit

Feito com acompanhamento de um profissional da área e na medida adequada à sua condição física, o Crossfit só traz benefícios:

  • Aumenta a forma e a condição física do praticante;
  • Reduz as medidas naqueles locais do corpo mais críticos, ao mesmo tempo que define e tonifica os músculos;
  • Acelera o metabolismo o que consequentemente resulta de uma queima mais rápida de gordura, durante e após o treino;
  • Aumenta a resistência e massa muscular;
  • Fortalece o corpo;
  • Reduz o

Todas estas razões juntas vão levar a um aumento da autoestima e bem-estar interior.

É importante ter em conta que é uma modalidade a ser praticada num espaço especializado com profissionais certificados para poder tirar todos os benefícios da mesma. Há que ter atenção às cargas e à própria postura dos movimentos para evitar lesões. Lembre-se que mais vale fazer menos repetições e fazê-las de uma forma correta, do que mal executadas e em maior quantidade.

O foco é em si! Os limites são os seus. Foque-se na sua prestação e faça sempre o que o instrutor sugere.

Lembre-se que é necessário manter uma hidratação constante para repor os minerais que vai perdendo, o hipertónico é um ótimo aliado na prática de exercício físico.

Se está a pensar experimentar, procure a Box mais próxima de si e prepare a sua mente. Vai ter o apoio necessário por parte dos especialistas. E o envolvimento com a modalidade é tão caraterístico, que os seus hábitos vão mudar e vai sentir-se parte de uma comunidade.

Ainda se lembra do nosso artigo sobre a alimentação e exercício? A Lev ajuda-o/a a escolher o que comer antes, depois e durante o treino. E ainda sugere uma variedade de receitas para uma alimentação saudável e equilibrada! Perfeito para recarregar baterias!

Se já é praticante de Crossfit ou se está a pensar em experimentar, não se esqueça de nos contar como correu! ;)

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