Entrega em 24h - Portes Gratuitos para encomendas acima dos 20€ - Portugal Continental

CLA – O que é e quais os benefícios

O que é o CLA e quais os seu benefícios

A vontade de atingir o peso ideal e uma boa forma física, une-se a uma vida saudável e a uma alimentação equilibrada. E com todos estes desejos, os suplementos alimentares ganham um novo papel na nossa rotina alimentar.

O CLA, do inglês Conjugated Linoleic Acid (ácido linoleico conjugado) é um ácido gordo da família dos ómega-6, que pode ser encontrado naturalmente nas carnes gordas, no leite e seus derivados. O CLA não é produzido pelo corpo e, como tal, temos que ir buscá-lo aos alimentos que o fornecem ou a suplementos alimentares.

Embora seja conhecido pelo seu efeito termogénico, que aumenta o metabolismo e promove a perda de peso, tem também outros benefícios.  Associado a uma alimentação saudável, pode fomentar o seu bem-estar e boa forma física.

A Lev explica-lhe quais!

Benefícios do CLA

Se o objetivo é perder peso, o CLA é a resposta. Mas há mais com o que pode beneficiar!

#1 Apoia o sistema imunitário

O nosso sistema imunitário é um sistema estruturado de vários processos biológicos que nos defende contra as doenças e as exposições diárias. O CLA também ajuda na produção de células essenciais que promovem as defesas do organismo.

#2 Rico em vitamina E

O CLA é rico em vitamina E, o que inibe a formação de radicais livres, atrasando desta forma o envelhecimento. Estudos defendem que o seu consumo também reduz a formação de aterosclerose.

#3 Reduz o colesterol e os níveis de glicose no sangue

Tem um efeito protetor para o sistema cardiovascular, que ao mesmo tempo baixa os triglicéridos, o colesterol e o LDL no sangue. O seu papel de apoio ao sistema cardiovascular atua na garantia de uma irrigação saudável e um transporte eficiente da gordura. Tal processo deve-se ao facto do CLA aumentar a utilização da gordura acumulada/armazenada como energia.

Há ainda uma função antioxidante, através de mecanismos isómeros específicos que ajudam a baixar a pressão sanguínea.

Tem, de certo modo, uma função antidiabética, reduzindo a glicose no sangue ao mesmo tempo que aumenta a sensibilidade à insulina.

#4 Acelera o metabolismo

Sendo o CLA um ácido gordo da família dos ómegas, a dúvida pode ser pertinente: Como podemos emagrecer ingerindo gordura?

O CLA ajuda na perda de peso devido a reações bioquímicas que atuam no nosso organismo com o objetivo de aumentar a taxa metabólica basal (quantidade mínima de energia que o corpo precisa só para funcionar).

Como consequência do aumento do metabolismo, vem a perda de peso. É mais percetível em pessoas com excesso de peso, pois os resultados são mais evidenciados. O CLA é também um aliado para a manutenção do peso após a sua perda.

As reações provocadas pelo efeito do ácido, ditas bioquímicas, aliado a uma dieta e prática de exercício, são o caminho para obter resultados notórios.

#5 Auxilia o crescimento muscular

Ligado ao metabolismo e emagrecimento, o CLA também influencia o crescimento muscular, pois só atua na massa gorda.

Assim é muito utilizado por praticantes de desporto, principalmente ligados à musculação e culturismo.

Ao auxiliar a transformação da massa gorda em massa muscular, ajuda o corpo a gastar mais energia mesmo estando parado.

Fontes de CLA

O CLA pode ser encontrado em alguns alimentos de origem animal, como a carne e produtos lácteos. No entanto a dose que ingerimos e que o nosso organismo consegue absorver fica ligeiramente abaixo da dose recomendada. Para um adulto são cerca de 3g por dia. Daí a suplementação ser um fator importante para prevenirmos o nosso corpo do CLA necessário.

CLA suplemento alimentarSabendo da sua importância no nosso organismo, a Lev tem na sua gama de suplementos alimentares, o CLA que pode adquirir diretamente numa clínica Lev ou na loja online.

É importante saber que o CLA pode ter vários benefícios. Mas, para atingir o peso ideal, uma alimentação saudável/equilibrada e a prática de exercício físico, são os pontos mais importantes.

Tenha atenção à sua dieta e opte por refeições leves e variadas de modo a poder nutrir o seu organismo de todos os minerais, vitaminas e nutrientes que o mesmo precisa.

Como complemento do exercício físico e de uma dieta saudável, o CLA pode ajudar no caminho para atingir o peso ideal.

Já tem o seu? ;)

GuardarGuardar

GuardarGuardar

Compartilhar publicação
  , , , ,