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Cinco dicas para começar a meditar hoje

Cinco dicas para começar a meditar

Para ter uma vida saudável, não se deve reger apenas pela alimentação e exercício físico. Há mais para além disso! Já pensou em meditar?

Encontrar o equilíbrio é igualmente importante, quer seja entre a vida pessoal e profissional, quer seja num contexto mais emocional e mental – e é aqui que pode entrar a meditação.

O que significa meditar?

A meditação é uma prática na qual se utilizam técnicas para focar a mente em algo específico, como um objeto, pensamento ou atividade, ou apenas para deixar que a mente vagueie por tudo isto de forma tranquila.

Em outras palavras, é aprender a ficar só, consigo e a sua mente, sem que se sinta necessariamente sozinho, tomando uma maior consciência de si próprio.

A meditação pode ser uma limpeza da mente. É um processo que nos ensina a estar no momento e que nos ajuda a viver mais livres e seguros de nós próprios.

Torna-se numa boa forma de relaxar, diminuir o stress e a aumentar o desempenho e a capacidade do cérebro.

Como começar a meditar?

Meditar pode parecer fácil, mas iniciar esta prática nem sempre o é.

Com rotinas por vezes caóticas e absolutamente preenchidas, tirar um tempo para simplesmente parar e relaxar costuma ser mais complicado do que imaginamos.

Mas como queremos que tenha uma vida plena e saudável a todos os níveis, partilhamos hoje consigo 5 dicas para começar a meditar:

Não desista

Aprender a controlar a respiração e a concentrar-se para meditar exige várias tentativas e faz parte do processo, por isso não desista à primeira.

Embora meditar seja fácil, não basta sentar-se e fechar os olhos.

Vá insistindo e verá que, com o passar do tempo, as dificuldades reduzem e consegue entrar em estado meditativo com maior facilidade.

Arranje tempo, por pouco que pareça

Meditar por pouco tempo é melhor do que não fazê-lo.

Ainda assim, nem sempre é fácil introduzir uma nova rotina num dia-a-dia já preenchido mas, se realmente quiser, encontrará facilmente uma forma.

Portanto aproveite aqueles 5 a 10 minutos mais demorados na cama, antes de dormir ou de se levantar, ou simplesmente adapte outras rotinas não essenciais para conciliar com a prática.

Surpreendentemente verá que os seus níveis de cansaço e irritabilidade reduzirão muito!

Crie uma rotina

Como referido no ponto anterior, pode fazer da meditação uma nova rotina à semelhança de outras que já tenha, como tomar banho, tomar o pequeno-almoço ou assistir àquele programa específico que nunca perde.

Se puder, medite diariamente, ou pelo menos marque no seu calendário dias e horas específicos para fazê-lo.

Descubra o tipo de meditação ideal para si

Tal como existem vários exercícios, que funcionam melhor para umas ou outras pessoas, existem também vários tipos de meditação.

Pesquise um pouco sobre as várias vertentes de meditação que existem e experimente-as, para perceber qual a melhor para si.

Recorra a ferramentas diversas que o ajudem a meditar

Se tiver oportunidade, tenha aulas com um professor que o ajude.

Caso contrário procure alternativas: veja vídeos, ouça gravações, leia livros ou instale aplicações no seu telemóvel.

 

Tem mais alguma dica para quem deseja começar a meditar? Partilhe connosco nos comentários!

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