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Açúcar: o que é e porque deve evitá-lo

Porque deve evitar o açúcar

O açúcar, proveniente da cana-de-açúcar, chegou à Europa no século XI e durante algum tempo, por ser muito procurado, foi considerado o “ouro branco” do comércio.

 

Hoje em dia é recorrentemente utilizado, mas este acrescenta algo mais do que um sabor doce aos alimentos e bebidas. Na verdade, o consumo de açúcar é cada mais vez mais desaconselhado, devendo mesmo ser evitado ao máximo.

Mas será que todo o açúcar é mau? Conhece as consequências do seu consumo? E sabe onde está presente?

Neste artigo respondemos a todas estas questões para que saiba o que deve (ou não) evitar e porquê!

 

 

É importante mencionar que, quando nos referimos a açúcar, estamos na realidade a referir-nos a hidratos de carbono. Estes podem ser divididos em simples ou complexos.

 

Açúcares complexos

Consideram-se açúcares complexos os que estão presentes naturalmente em alguns alimentos, como os cereais, os vegetais e as leguminosas. Estes açúcares têm uma absorção mais lenta por parte do organismo. Dão-nos energia de forma mais gradual, contribuindo para uma maior estabilidade emocional.

Devem ser incluídos numa dieta saudável, uma vez que são uma fonte de energia. Mas o seu consumo deve ser sempre feito com moderação.

 

Açúcares simples

O problema real reside nos açúcares simples, que são frequentemente adicionados à confeção de alimentos como pão ou molho de tomate, por exemplo. Estes são rapidamente absorvidos e transformados em energia. No entanto, se esta não for necessária, é armazenada de imediato sob a forma de gordura, que se vai acumulando.

 

 

Consequências do consumo de açúcar

Consideremos os açúcares simples e o seu consumo, que levam a uma acumulação de gordura. Isto pode significar um aumento de peso e acarretar diversos problemas. Assim, verifica-se não só ao nível do peso, mas também a nível hepático, podendo mesmo originar diabetes. Estes, por sua vez, podem levar a problemas renais, vasculares e oculares.

Outros problemas provenientes do seu consumo excessivo podem causar, por exemplo, síndrome metabólico, problemas cardíacos ou o desenvolvimento de cáries.

 

O açúcar vicia!

Os açúcares simples, para além dos variados problemas que podem trazer, têm ainda um efeito aditivo. Sabia que o consumo de açúcar estimula a produção de dopamina?

A dopamina é um neurotransmissor, responsável pela sensação de bem-estar e prazer. Assim, ao nível cerebral, confere uma sensação de recompensa quando consumimos estes tipos de açúcares. A sua ingestão regular cria uma sensação de dependência e necessidade de consumo de produtos doces para que tenhamos esta sensação repetidamente. Portanto, o consumo de açúcar é um hábito que estimula a sua própria continuação!

 

 

Como pode evitar o açúcar?

Há vários truques que pode adotar para evitar o açúcar na sua alimentação. Deixamos alguns exemplos:

  • Substitua o açúcar por canela ou fruta. Desta forma pode adicionar ainda mais sabor e valor nutricional aos seus pratos, mantendo-os doces.
  • Evite o consumo regular de sobremesas. Opte por uma peça de fruta no final das suas refeições como elemento doce, sem aditivos.
  • Reduza o açúcar que adiciona ao chá e ao café até o eliminar por completo. Terá um consumo mais saudável e poderá desfrutar melhor do sabor natural destas bebidas.
  • A stevia (um adoçante natural) ou o mel são também bons substitutos do açúcar, caso não consiga abdicar por completo do doce.
  • Analise os rótulos dos produtos que compra. Opte pelos que têm um menor teor de açúcares simples. Estes estão discriminados no teor de hidratos de carbono.

 

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Se precisa de orientação para conseguir uma alimentação mais saudável, a Lev tem diversos nutricionistas que o podem ajudar. Os nossos profissionais estão sempre disponíveis para traçar um plano especialmente para si, com consultas de acompanhamento de 10 em 10 dias! E, claro, não faltarão as nossas refeições deliciosas. Marque já a sua consulta gratuita aqui.

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