Entrega em 24h - Portes Gratuitos para encomendas acima dos 20€ - Portugal Continental

A importância da Vitamina D no organismo e na perda de peso.

A importância da Vitamina D no organismo e na perda de peso.

A vitamina D é muito importante para o bom funcionamento do organismo. Por isso devemos ter em atenção se estamos em carência ou não.

A melhor forma de sintetizar a vitamina D, é através do contacto direto com o sol. Contudo, a exposição solar pode ser insuficiente durante o inverno.

A alimentação apresenta igualmente um papel fundamental, uma vez que nem todas as pessoas têm facilidade em apanhar sol. Então, ter uma dieta com alimentos ricos nesta vitamina é meio caminho para que não existam problemas no futuro.

É de extrema importância salientar que na natureza são poucos os alimentos que contêm esta vitamina. No entanto, há a opção de recorrer ao consumo de alimentos enriquecidos com o nutriente, como as manteigas, margarinas, leite e iogurtes. Outras fontes conhecidas de vitamina D são óleo de fígado de bacalhau, salmão, sardinha e atum.

Por vezes, há quem não consiga ter níveis suficientes de vitamina D porque têm pouca ou nenhuma exposição solar. Nesses casos, a suplementação poderá ser uma forma de contrariar a carência, além da ingestão dos alimentos ricos deste nutriente.

Ter uma quantidade suficiente de “vitamina do sol” é importante por diversos motivos, incluindo a manutenção de ossos e dentes saudáveis, uma vez que é essencial para a absorção intestinal de cálcio e fósforo. Também pode proteger contra uma série de condições como cancro, diabetes tipo 1 e esclerose múltipla.

Além dos benefícios apresentados anteriormente, a vitamina D também apresenta um papel relevante na perda de peso (juntamente com o cálcio) uma vez que acelera o metabolismo da gordura e ajuda o organismo a produzir mais leptina, a substância da saciedade.

Já se concluiu, que a ingestão de vitamina D durante um programa de emagrecimento ajuda a perder mais peso comparativamente aos casos onde não existe suplementação, principalmente onde existia previamente uma deficiência destes micronutrientes. 

E porque cada ser é único e o metabolismo difere de pessoa para pessoa, nada melhor que um profissional para poder avaliar o seu estado e saber exatamente quais os seus níveis de vitamina D no seu organismo. Marque já a sua consulta gratuita com o nutricionista Lev® e comece hoje mesmo uma nova alimentação e um novo estilo de vida!

 

Compartilhar publicação
  , , , , , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.