O yoga pode ajudar a perder peso?

O yoga pode ajudar a perder peso?

O yoga está muitas vezes associado à meditação e ao exercício da mente. No entanto, lentamente, a modalidade começou a ser mais popular e as pessoas perceberam melhor o seu real significado e os seus benefícios.

Em termos históricos, o yoga data já 5000 anos! Teve origem na Índia e era considerado uma filosofia de vida, que trabalhava tanto o corpo como a mente. Hoje em dia, a filosofia mantém-se e, de uma forma simplificada, o yoga continua a trabalhar exatamente isso – o corpo e a mente – através de posturas e exercícios distintos, que variam conforme o tipo de yoga praticado.

Existem vários tipos de yoga! Podemos destacar dos mais populares: Vinyasa, Lyengar, Ashtanga e Bikram. Sendo possível adaptá-los a todos os gostos, idades e objetivos, não há desculpas para não experimentar. No geral, todos trabalham a condição física, a flexibilidade, a respiração e o bem-estar psicológico.

Surge então a grande questão: no meio de tantos potenciais benefícios, será possível praticar yoga para poder perder peso?

Especialistas dizem que sim! A prática do yoga, sempre aliada a uma alimentação equilibrada e saudável, pode ser uma ótima contribuição para quem se desafiou a perder peso. Porquê? Enumerámos aqui 3 grandes razões:

1# O yoga ajuda a queimar calorias!

yoga-postura-para-todos-calorias-dieta-lev

Tal como outras atividades físicas, o yoga também é uma forma de fazer exercício. Embora alguns possam ser mais desafiadores do que outros, a sua prática é bastante complexa e perfeita para queimar calorias.

Uma típica aula de yoga começa, geralmente, com uma breve introdução, seguida de um aquecimento, até se fazerem diversas posições e posturas complexas (consoante o tipo de yoga). Finalmente, a aula termina com um momento de relaxamento ou meditação.

A maior parte dos movimentos realizados são bastante completos e requerem um pouco de força, equilíbrio, flexibilidade, alongamento e até momentos de pausa. É na realidade a variação de intensidade que torna também o yoga benéfico para a perda de peso.

Com o mesmo conceito dos exercícios intervalados de alta intensidade, no yoga, a variação e dificuldade das diferentes posturas, faz com quem este seja uma excelente maneira de acelerar o seu metabolismo. Consequentemente, a queima de calorias aumenta! Isto vai potenciar o emagrecimento a longo prazo! ☺

2# O Yoga ajuda a relaxar a mente e o corpo.

yoga-postura-relaxamento-mente-relaxada-corpo-dieta-lev

Emagrecer é, além de um desafio físico, também um jogo psicológico e nem sempre é fácil conciliar os dois! É essencial manter, tanto a mente quanto o corpo, relaxados e preparados para o desafio. No entanto, fatores como uma rotina agitada e stress podem acabar por interferir no seu plano de emagrecimento.

É aqui que o yoga surge para o/a ajudar! Especialistas defendem que ao praticá-lo numa base diária vai, ao longo do tempo, levá-lo/a a que se sinta melhor, mais tranquilo/a, com menos stress e com uma sensação de bem-estar geral. Isto são tudo bons indicadores, além de saudáveis, para quem quer perder peso!

Além disso, algumas aulas de yoga, como é o caso do Bikram, são bastante repetitivas. A sequência de 26 posições repete-se exatamente da mesma maneira, em todas as aulas. À primeira vista pode parecer estranho ou monótono! No entanto, é exatamente esta repetição constante, aula após aula, que o/a leva a sentir uma espécie de relaxamento sempre que lá vai.

O truque é relaxar! Já reparou que quando está mais relaxado/a isso leva-o/a controlar mais o seu apetite? ;)

3# O yoga tem impacto no sistema digestivo

As diferentes posturas do yoga podem ter impacto nos órgãos internos do corpo. Quem defende são os instrutores de yoga e, claro, os praticantes pelo mundo fora que confirmam os resultados.

A razão é aparentemente simples. Todos os alongamentos, torções e até contrações da área digestiva, características de algumas posturas, podem melhorar a digestão. Também o metabolismo pode ser aumentado, resultando de uma combinação ideal para a perda de peso: metabolismo saudável e forte e um bom funcionamento digestivo.

yoga-postura-sistema-digestivo-beneficios-dieta-lev

Para que todos estes resultados sejam visíveis também é importante levar a prática do yoga regularmente… Mas tudo começa por experimentar! Se ficou curioso/a, já sabe,  vale a pena! Boa sorte ☺

Partilhar post
  , , , ,