Vitamina D – Saiba os alimentos que deve consumir nesta altura do ano

O Inverno chegou, não se esqueça da Vitamina D! Saiba os alimentos que deve consumir mais nesta altura do ano.

A vitamina D é também conhecida por “vitamina do sol”. Mas, embora o sol não esteja propriamente a banhar-nos com a sua vitamina, os seus raios UV reagem com determinados compostos existentes na pele produzindo a vitamina D no organismo.
Esta vitamina tem um papel bastante importante. Por exemplo, é responsável por manter os ossos saudáveis ao permitir que o nosso corpo assimile o cálcio e é responsável por manter o peso controlado, diminuir o risco de doenças como a osteoporose, doenças do coração e ainda a gripe.

O défice de vitamina D pode revelar alguns sintomas como: cansaço, fraqueza, dores nos ossos, enxaquecas, tristeza e até depressão.

Devido à menor exposição ao sol durante os meses do inverno, é nesta fase que se deve ter mais atenção aos níveis de vitamina D no sangue. Como esta é uma fase propícia a constipações, gripes e doenças relacionadas com a imunidade mais fraca, é necessário ter a certeza que se compensa a vitamina D de outras formas.

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Aqui estão 4 alimentos que deve ingerir com mais frequência durante o Inverno ou caso esteja com falta de vitamina D:

  • CogumelosSão ricos em vitamina D e a razão é simples: funcionam de forma semelhante à nossa pele e usam o sol para gerar esta vitamina. Já experimentou a nossa receita de cogumelos salteados com alho e salsa? Se ainda não provou, está na hora!
  • Ovos: Além de terem poucas calorias, os ovos têm vitamina D! Embora não seja uma quantidade realmente significativa, não custa adicionar um ovo às suas refeições. Existem outras receitas com ovos, experimente acompanhar também com um pouco de abacate e as nossas tostas Lev.
  • Peixes gordos: Os peixes gordos, como é o caso do salmão ou da truta, têm mais gordura que outros, no entanto, é uma gordura saudável. Além disso, contêm muita proteína e numa posta de salmão vai consumir a dose diária suficiente de vitamina D. Sugerimos que experimente a salada de salmão Lev!
  • Alimentos fortalecidos: O nome de alimentos fortalecidos vem da ideia de combinar o cálcio à vitamina D, que de acordo com alguns nutricionistas, devem ser ingeridos juntos. Exemplos desses alimentos é o leite, os cereais e até o sumo de laranja. Todos estes alimentos tendem a ser fortificados com vitamina D. 

Embora não sejam alimentos, existem vários suplementes vitamínicos que podem ser tomados de forma a reforçar as vitaminas no corpo. A Lev oferece um complexo vitamínico no qual a vitamina D também faz parte. Saiba mais aqui.

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Atenção! Se sentir que os seus sintomas podem ser pela falta de Vitamina D procure o seu médico e faça o exame para confirmar.
Esperamos que o seu inverno seja repleto de vitamina D, de preferência gerada pelo sol! Mas, se não conseguir usufruir dos raios solares, já sabe o que fazer.
Boa sorte!

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4 thoughts on “Vitamina D – Saiba os alimentos que deve consumir nesta altura do ano

  1. Artigo muito interessante!
    Pena não ter mais referências a alimentos vegetais ricos em vitamina D.
    Pois eu, como uma Vegana, Gostaria de conhecer mais opções para reforçar essa parte das vitaminas.

  2. Informações bastante interessantes. Em minha casa só praticamos alimentação saudável!

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