Vida saudável: Hidratação

A hidratação é essencial à vida!
Devemos ingerir cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia para o correto funcionamento do corpo. Mas nem sempre é fácil cumprir esta necessidade.

É daquelas pessoas que não tem por hábito beber água? Saiba que nada está perdido e que há formas de contrariar essa dificuldade, conseguindo assim uma boa hidratação.

Por exemplo, já tentou substituir a habitual garrafa de 1,5 l por vários copos de água? Comece por beber um grande copo de água ao acordar e vá bebendo os restantes ao longo do dia. Oito copos são suficientes e vai ver que assim chega facilmente à quantidade recomendada.

Se acha que mesmo assim não vai conseguir, experimente então aromatizar a água. Adicione umas folhas de hortelã, de manjericão, umas rodelas de limão ou até mesmo de laranja. Vai conseguir tornar a sua água mais apetecível sem lhe adicionar valor calórico.

Mas há mais fontes de hidratação para além da água!

Pode ir buscar os seus benefícios também a alimentos sólidos, como frutas e verduras ou a outras bebidas, como sumos naturais e chás.
Sabia que o pepino e a alface são compostos por 96% de água, sendo excelentes alimentos para ir “buscar” parte da hidratação necessária? Se torce o nariz a legumes, tome nota que há também várias frutas ricas neste nutriente. A melancia, por exemplo, é composta por 93% de água, a laranja por 86% e a maçã por 85%. Não tem mesmo desculpa para não conseguir manter uma correta hidratação!

E porque é tão importante estarmos atentos à hidratação?
A explicação é simples. A água é o maior componente do corpo humano, preenchendo cerca de 50 a 70% do peso de um adulto. É certo que a necessidade de hidratação varia de pessoa para pessoa, tendo em conta fatores como a idade, o género, a gordura corporal, a atividade física e as condições ambientais, mas algo é comum a todos: enquanto podemos negligenciar outros nutrientes na nossa alimentação durante semanas ou meses, não conseguimos sobreviver mais do que alguns dias sem água.

A ingestão de água ajuda também a manter uma pele hidratada e com boa elasticidade, o cabelo com uma aparência saudável e as unhas fortes e bonitas. De uma forma simples, uma correta hidratação pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce.

Para quem se encontra em dieta ou pretende diminuir o consumo de calorias pode da mesma forma tirar bom proveito. Beber água regularmente durante o dia ajudar-lhe-á a diminuir a vontade de comer entre refeições.

Agora que já tomou conhecimento da necessidade e dos benefícios da hidratação, não a descure mais. Beba 1,5 a 2 litros por dia e ingira alimentos ricos em água. O corpo agradece e a sua saúde também!

Compartilhe esta publicação
  , , , ,


4 thoughts on “Vida saudável: Hidratação

  1. Não gosto muito de beber água, mas serviu para me incentivar a beber outros líquidos (como seja o chá) que não dispenso principalmente à noite.

  2. Obrigada por esta dica do limão. faço muita retenção de líquidos, bebo água, mas fica toda no organismo!!! Quem sabe o limão vai ajudar ????

    • Bom dia Maria,
      Agradecemos desde já o seu comentário!
      Experimente também os nossos A.R.L. que combatem à retenção de líquidos.
      Qualquer questão adicional não hesite em contactar :)

Comentários estão fechados.