Quais são as vantagens da sopa na nossa alimentação?

Quais são as vantagens da sopa na nossa alimentação?

Há algo reconfortante quando pensamos num prato de sopa quente, principalmente nos dias mais frios. A verdade é que a sopa é bem-vinda no nosso menu e contribui para uma alimentação saudável.

Por norma, é também um prato bastante prático e relativamente rápido de fazer. No entanto, o aroma agradável que fica no ar enquanto a preparamos, vale a pena pelo esforço de seguir uma receita mais complexa e ainda mais saborosa!

Mas, afinal, quais são os verdadeiros benefícios de incluirmos a sopa na nossa alimentação? Reunimos 7 razões. Tome nota:

 1# Nutritiva

 A ingestão de legumes é indispensável, tanto para quem deseja perder peso, como para aqueles que querem ser saudáveis. O mesmo diz respeito aos líquidos. Conclusão: a sopa é a combinação ideal para estes dois elementos indispensáveis!

Num prato de sopa conseguimos tirar proveito de diversas vitaminas e minerais provenientes dos legumes que escolhemos. Além disso a sopa é também rica em fibras alimentares e antioxidantes – todos estes compostos são muito relevantes para o nosso organismo.

Uma das causas relativas à sua riqueza nutricional, é o facto de ingerirmos a água e não a desperdiçarmos. É na água da sopa que conseguimos aproveitar uma maior quantidade de vitaminas e sais minerais.

legumes-nutrientes-sopa-dieta-lev

2# Sensação de saciedade

É importante acabar as suas refeições com a sensação de que se alimentou bem e que está satisfeito. É essa sensação de saciedade que pode ajudá-lo/a a controlar picos de fome e a evitar a vontade repentina de ingerir doces ou outros alimentos mais calóricos.

A quantidade de água aliada aos legumes é a principal razão que nos leva a sentir essa sensação de estômago cheio. Nada melhor que comer um delicioso prato de sopa, saudável e sentir-se completamente satisfeito! ☺  

 3# Poucas calorias!

Uma das grandes vantagens de escolher a sopa como refeição é a quantidade reduzida de calorias. Claro que depende também da receita escolhida, no entanto, se optar por uma sopa com poucos hidratos de carbono, por exemplo sem batata, vai certamente ter uma refeição muito completa e baixa em calorias.

O truque está em escolher os legumes certos e o tempero certo! A sopa é uma opção ideal para quem está a tentar perder peso ou mesmo para quem está a tentar manter o seu peso ideal e saudável. O facto de ser pouco calórica e bastante nutritiva, faz da sopa uma grande aliada à dieta e à boa forma da sua silhueta.

Algumas pessoas optam pela sopa ao jantar. É uma alternativa saudável e inteligente, já que à noite, por norma, não precisamos de tanta energia e a sopa satisfaz as nossas necessidades.

poucas-calorias-saudavel-saude-sopa-dieta-lev.

4# Prática, fácil e saborosa

 Nos dias de hoje, uma das razões que nos levam a escolher o nosso menu, é a sua praticidade. Não há tempo a perder visto que, muitas vezes, não há realmente tempo! Assim, a opção acaba por ser aquilo que é rápido, simples e saboroso. A sopa entra neste grupo.

A sopa é também uma refeição fácil de fazer em grande quantidade. Basta guardá-la no frigorífico ou congelar. Quando congelada, tem a vantagem de lá ficar o tempo que desejarmos, até a querermos novamente. São precisos poucos minutos para descongelar a sopa e está pronta a servir, cheia de sabor!

Pode também optar por levá-la para onde desejar, coloque-a num recipiente hermético e já está.

5# Versátil

 Muitas vezes acabamos por nos fartar de comer sempre o mesmo. Na verdade, esta é uma das razões que levam muita a gente a comprometer a sua dieta saudável. É necessário variar o nosso menu, tanto a nível de nutrientes, como sabores, para que comer seja sempre um prazer.

A sopa é uma refeição muito versátil, visto que existem milhares de receitas e opções para a cozinhar.

 6# Deliciosa a cada dia que passa!

Existe algo especial em relação à sopa. É uma espécie de reconforto, uma sensação de bem-estar, que nos faz realmente apreciar aquela primeira colher. E claro, o sabor! As sopas podem ser muitíssimo saborosas, com sabores intensos e característicos, dignos de chefes.

Além disso, um outro benefício no que toca ao sabor, é o facto da sopa ganhar ainda mais sabor após o primeiro dia. Assim, não precisa preocupar-se em guardá-la para o dia seguinte. Lembre-se que o sabor estará ainda mais apurado e a sopa mais deliciosa que ontem!

Esperemos tê-lo inspirado estas vantagens. Acreditamos que já está a pensar numa sopa para hoje, por isso juntamos os ingredientes e separamos uma deliciosa receita de sopa de legumes sem batata. Aproveite e desfrute!

Receita de sopa de legumes sem batata:

sopa-legumes-sem-batata-saudavel-dieta-lev

Ingredientes:

  • 2 Alhos-Francês*
  • 1 Talo de Aipo
  • 2 Cenouras* (ver nota)
  • 1 Couve-Flor pequena*
  • 1 Curgete*
  • 1 Dente de Alho*
  • Água q.b.
  • Sal q.b.

Preparação:

1# Lave e corte a parte branca do alho francês em rodelas. Descasque, lave e corte em pequenos cubos, o aipo, as cenouras, a curgete e reserve. Lave e corte em pedaços a couve-flor.

2# Aqueça o azeite numa panela, junte o alho-francês e deixe refogar em lume brando. Assim que estiver no ponto, junte a couve-flor, o dente de alho e envolva os ingredientes. Cubra com água, tempere com sal ao seu gosto.

3# Assim que a couve-flor estiver cozida, passe pela varinha mágica. Se o creme estiver muito espesso pode acrescentar mais alguma água. Retifque os temperos e junte os legumes cortados em cubinhos.

4# Deixe cozer em lume brando até que os legumes estejam cozidos e sirva.

NOTA: Caso esteja a fazer a dieta Lev, deve adaptar os legumes com * de forma a não ultrapassar as quantidades permitidas. No caso da cenoura, caso esteja a fazer a dieta Lev, apenas é permitida a partir da fase de manutenção, pelo que pode substituir por outro legume que seja autorizado.

Esperemos que goste da receita e que possa desfrutar de todas as vantagens da sopa! Bom proveito ☺

Compartilhe esta publicação
  , , , ,


2 thoughts on “Quais são as vantagens da sopa na nossa alimentação?

  1. Há distribuição de comida já confecciona da ou é só receitas? Qual o custo de cada refeição.

    • Olá Margarida,
      Poderá adquirir as nossas sopas para preparação na Clínica Lev® mais próxima de si.
      Qualquer dúvida pode contactar-nos via e-mail ou através da nossa linha de apoio.

Comentários estão fechados.