5 exercícios para fazer com companhia!

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As idas ao ginásio não têm de ser uma obrigação. É perfeitamente possível tornar o exercício físico diário numa atividade que, para além de saudável, é bastante divertida. Tal como ter um hobby, transformar o ginásio num passatempo que realmente gostamos, é o cenário ideal para a nossa rotina.

Sabemos, no entanto, que nem sempre é fácil tornar este objetivo real. O dia a dia agitado, leva-nos frequentemente a deixar para segundo plano o exercício. E para isso, é necessário arranjar uma motivação extra! Cada um tem os seus truques. Algo que nos dá mais coragem nas horas de maior preguiça e nos ajuda a cumprir o objetivo a que nos propomos. Já parou para pensar qual pode ser o truque?

 O chamado “gym-buddy”, em português amigo/a do ginásio, é cada vez mais popular. A ideia é simples: leve um/a amigo/a e treinem juntos. Resultado: motivação mútua e uma maior diversão. ☺

Para quem ainda não tem um gym-buddy, ou para aqueles que já têm o seu/sua parceiro/a habitual, separamos alguns exercícios para lhe dar alguma inspiração.

 1# Agachamento e levantamento de joelhos

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Um exercício que combina cardio com agachamento, ideal para aquecer. Para começar, escolha uma das posições com que vai iniciar o exercício.

Posição de agachamento, com joelhos a 90 graus e braços esticados à altura dos ombros. O seu parceiro, frente a frente, vai levantar os joelhos, alternadamente, de maneira a tocar com estes nas palmas das mãos.

Experimentem fazer 30 a 45 segundos, com 15 a 30 segundos de descanso. Troquem de posição. Repitam 3 vezes até que ambos tenham feito as duas posições 3 vezes.

2# Abdominal com bola

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Para fazer este exercício basta que cada um se deite de costas no chão, as pernas dobradas e ambos os pés se toquem. Em seguida, o objetivo é levantar as costas do chão e passar a bola ao parceiro, de mão para mão. Além de trabalhar o abdominal vai também trabalhar os músculos dos braços.

Podem fazer este exercício de 30 segundos a 1 minuto, sem parar. Repitam 3 vezes com 45 segundos de descanso entre repetições.

3# Prancha abdominal com braços alternados

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Este exercício vai trabalhar todo o corpo: desde as pernas, abdominal, braços, e até costas. Para começar coloque-se na posição de prancha, com os braços esticados, frente a frente com o seu parceiro.

De seguida, levantem as mãos do chão, alternadamente, de forma a tocarem sempre na mão oposta do vosso parceiro. A sua palma da mão direita vai tocar na palma da mão esquerda do seu parceiro e assim em diante.

Podem fazer este exercício durante 30 segundos a 1 minuto, sem parar. Repitam 3 vezes com 45 segundos de descanso entre repetições.

4# Agachamento com bola

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Um exercício dinâmico e divertido para trabalhar a forma física! Primeiro, colar as suas costas às do seu parceiro e dobrar as pernas até ficarem a mais ou menos 90 graus. Depois, passem a bola pela lateral, de um lado para o outro, mantendo sempre a postura vertical do tronco e as pernas em agachamento.

Se não tiverem a bola podem manter-se apenas na posição de agachamento com os braços esticados à altura dos ombros.

Podem fazer este exercício durante 30 segundos a 1 minuto, sem parar. Repitam 3 vezes com 45 segundos de descanso entre repetições.

5# Alongamento a dois

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O exercício físico é tão importante quanto o seu alongamento no final. Para desenvolver os músculos é necessário dar-lhes descanso e prepará-los para a próxima dose de exercício.

Existem vários alongamentos que podem fazer a pares. Sugerimos o que vê em imagem, pois vai alongar braços, pernas e costas, em apenas um exercício.

Pernas afastadas um pouco mais que a largura dos ombros. Frente a frente com o seu parceiro e com uma certa distância, agarrem as respetivas mãos. Puxem-se mutuamente de forma a alongarem braços, tronco e pernas.

Esperamos tê-lo inspirado e ajudado a recarregar todas as energias que precisa para o seu exercício de hoje! Se ainda não tem um parceiro, pode partilhar este artigo com os seus amigos/as. Certamente vai motivar alguém a começar os treinos consigo. Boa sorte ☺

 

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