A verdade sobre os espinafres e uma saborosa receita!

A verdade sobre os espinafres e uma saborosa receita!

Quando falamos em espinafre, lembramo-nos imediatamente do famoso desenho animado Popeye, que comia espinafres para ficar forte. Mencionado frequentemente pelos pais aos filhos, para que estes seguissem o seu exemplo, o espinafre tornou-se um vegetal muito popular desde os anos 60.

Em termos históricos, diz-se que o espinafre teve origem muito antes disso, na Pérsia. Mais tarde, foi transportado para a Europa, entre o séc. XI e XII. Nos dias de hoje, continua muito popular na cozinha europeia e a versatilidade da sua preparação combinada com o alto valor nutritivo, faz deste vegetal o de eleição para muita gente.

Mas a pergunta persiste: Será que o espinafre é realmente tão benéfico como a sua fama o diz?

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A resposta parece ser sim! Afinal, parece que o Popeye não estava tão longe da verdade. O espinafre é considerado um superalimento! Este conceito, relativamente recente, designa alguns alimentos que contém um valor nutricional acima da média e que, por serem abundantes em nutrientes, minerais e pouco calóricos, são muito bons para a saúde do organismo.

Para que possa ficar convencido a inserir na sua alimentação este superalimento, reunimos 3 dos seus principais benefícios! Tome nota de 3 vantagens do consumo de espinafre:

Ideal para uma pele jovem e saudável

À medida que o tempo passa e a idade aumenta, a pele tem uma tendência natural de perder a elasticidade, tornando-se mais fina e frágil. Isto deve-se ao facto dos vasos sanguíneos não terem a mesma capacidade de quando somos mais jovens, sendo cada vez mais difícil eliminar toxinas, nutrir e oxigenar as células da epiderme.

Para ajudar a retroceder este processo, o espinafre pode ter um impacto bastante positivo. Isto deve-se essencialmente à presença abundante de Beta-caroteno e Licopeno, percursores da vitamina A e C, que atuam como antioxidantes na pele. A vitamina C ajuda também a reparar as células, deixando a pele mais bonita. Também a vitamina C é igualmente essencial para o colagénio, a proteína usada para a produção de células da pele. Quando não ingerimos suficiente vitamina C pode ocorrer, entre outros sintomas, a secura e escamação da pele.

Muito importante, é também a presença de ferro no espinafre! O ferro é uma parte grande da hemoglobina – proteína essencial e responsável pelo transporte de oxigénio no corpo. Sem a absorção do ferro, a nossa pele fica muito pálida e podem surgir problemas mais graves.

Uma dose de espinafres por dia, a longo prazo, poderá ser muito vantajosa para a sua pele! Mas não é tudo…

Fortifica os ossos e os músculos

Quando pensamos na saúde dos ossos, relacionamos imediatamente com o cálcio e, naturalmente, com produtos lácteos. O espinafre, embora não tenha o mesmo nível de cálcio que o leite, ou outros alimentos semelhantes, é um dos vegetais mais ricos em cálcio.

Este mineral é importante para o desenvolvimento e manutenção da estrutura óssea.

É de realçar a sua importância na alimentação das crianças visto que, além de ser uma fase de crescimento, é também nesta fase da vida que se criam as reservas no organismo que permanecem a longo prazo.

Também a performance dos músculos parece beneficiar do espinafre. Afinal, parece que o Popeye tinha uma certa razão! De acordo com especialistas, o consumo continuo de espinafres, numa alimentação diária e equilibrada, leva ao aumento da força muscular, assim como a melhoria e renovação das funções celulares.

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Ajuda a manter uma silhueta impecável

Em geral, para um corpo em forma e uma silhueta impecável, todos os legumes e vegetais são bem-vindos! Para mais, quem se desafiou a perder peso, esta é uma das principais premissas para o sucesso.

O espinafre, dentro dos vegetais, ocupa um lugar de eleição para quem quer estar em forma. Uma das principais razões é a quantidade de fibras em relação à percentagem calórica! Uma dose de espinafres contém 4g de fibras para apenas 41 calorias. À primeira vista pode não parecer relevante, mas quando comparado, por exemplo, ao milho (a mesma dose), as calorias acrescem (177cal), embora tenha a mesma quantidade de fibras, o que faz toda a diferença!

Além disso, a fibra dá uma sensação de saciedade, ajudando a controlar o apetite, a manter a rotina de refeições e quantidades mais controladas. É ainda importante salientar que o espinafre é uma ótima fonte de energia aliado a outros vegetais! Já experimentou um smoothie de espinafre? ;) Então, aqui vai:

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INGREDIENTES:

– 2 doses (mãos) de espinafre cru;
– 1 talo de aipo;
– 1 iogurte líquido de manga Lev;
– Água.

PREPARAÇÃO:

– Lave o espinafre e o aipo e corte-os aos pedaços;
– Deite 1/2 copo de água no liquidificador;
– Adicione os pedaços cortados de espinafre e de aipo;
– Junte o iogurte líquido de manga Lev;
– Bata tudo no liquidificador até ficar com consistência de smoothie.

Experimente este smoothie saudável durante uma das suas pausas e mantenha-se saudável! Pode também experimentar esta deliciosa receita de panquecas com recheio de espinafres e tomate ou ainda um prato pré cozinhado Lev de Salmão com espinafres!

Bom apetite e muito espinafre! ;)

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