Dormir bem, um passo para o peso certo!

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Dormir, quem não gosta de dormir?

Dormir é para muitos um dos grandes prazeres da vida. Contudo a maioria das pessoas têm dificuldades em adormecer ou uma qualidade de sono muito baixa.

A importância da qualidade do sono tem vindo a ser discutida com maior frequência na sequência de estudos que apontam a privação ou a má qualidade deste, como ponto de partida para o aparecimento de inúmeros problemas de saúde.

Sabia que o excesso de peso pode ter origem em noites mal dormidas? É verdade!

Segundo estudo científico, dirigido pelo Dr. Hengyi Rao, professor da universidade da Pensilvânia que mostra a relação entre, uma determinada área do cérebro, a falta de sono e aumento do apetite, dormir pouco ativa de maneira diferente os centros de recompensa do cérebro.  Este facto leva a que a tentação para o consumo de alimentos gordurosos seja maior em indivíduos com défice de sono em comparação com os que tem um sono de qualidade.

Para o Dr. Hengyi Rao, “ter padrões de sono saudáveis pode ser uma estratégia chave para manter uma alimentação e um peso corretos”.

Outra das explicações para a relação má qualidade de sono/aumento de peso, é o facto das pessoas que dormem mal sentirem-se por norma mais cansadas e por isso menos motivadas a exercitarem-se.

Para que dormir mal não represente um passo atrás na sua luta contra o peso. Deixamos aqui 5 conselhos para que consiga ter uma noite bem dormida e descansada.

  1. Coma alimentos ricos em vitamina B1 e B6. Nozes e alguns cereais integrais, pois estas vitaminas tem um papel fundamental no bom funcionamento do sistema nervoso e por consequência ajudam à melhoria do descanso.
  2. Mantenha uma certa regularidade no horário de deitar e de acordar, mesmo nos fins de semana.
  3. Evite produtos que contenham cafeína e realizar atividade física nas quatro horas que antecedem o sono.
  4. Deite-se num quarto com pouca luz, sem barulho, numa cama confortável. De preferência sem televisão e aparelhos eletrónicos uma hora antes de dormir.
  5. Pratique a respiração profunda. Ponha-se numa posição confortável e respire profundamente pelo nariz, prenda a respiração um ou dois segundos e expire lentamente pela boca. Repita este exercício 5-10 vezes.

Siga estas dicas e consiga melhorar substancialmente a qualidade do seu sono!

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