Em forma para o verão? Saiba como a beringela pode ajudar.

beringela-legume-fruto-alimento-saudavel-emagrecer-dieta-lev

A beringela é um fruto e não um legume, tal como muitas pessoas pensam! Além de ser muito saborosa, é também saudável e extramente versátil, combinando na perfeição com diversos alimentos.

Diz-se que beringela teve primeiramente origem na Índia, há mais de 4000 anos. Depois, foi introduzida na Europa no séc. XIII, através dos Árabes. Hoje em dia, a beringela é um alimento bastante comum na dieta mediterrânica e são várias as receitas em que está inserida.

Mas, além do seu sabor característico, será que todos sabem quais são os reais benefícios da beringela? E será realmente verdade que nos pode ajudar a ficar em forma?

A beringela é um alimento muito completo, é rico em vitaminas e minerais. Além de ser nutritiva e saudável, a ingestão da beringela pode também ajudar na perda de peso, quando integrada numa dieta equilibrada. Reunimos 3 grandes razões para consumir beringela, principalmente se o seu objetivo é perder uns quilinhos e entrar em forma! Tome nota:

1# Tem baixo nível de hidratos de carbono

Os hidratos de carbono são uma fonte de energia, no entanto, devem ser consumidos de forma controlada, quando o objetivo é perder peso. Mais importante ainda, é escolher corretamente a fonte dos hidratos de carbono. Existem alimentos que os contêm de forma menos saudável, como o açúcar, cereais refinados, pão branco, doces, refrigerantes, etc. Por outro lado, existem também alimentos fontes de hidratos de carbono mais saudáveis, como são os legumes, frutos, feijões e cereais integrais.

A beringela faz parte deste grupo dos hidratos de carbono “bons”. Embora estejam presentes em baixa percentagem, são essenciais para manter a energia do corpo, sem comprometer a linha! Ou seja, é uma fonte ideal para quem quer perder peso, entrar em forma ou apenas manter a boa condição física e uma alimentação equilibrada.

low-carb-hidratos-carbono-energia-manter-a-forma-dieta-lev

2# Tem poucas calorias

Para ficar em forma há que ter em atenção o número de calorias ingeridas. Assim, é essencial escolher alimentos que, além de possuírem os nutrientes necessários para o funcionamento adequado do corpo, sejam também reduzidos em calorias. Desta forma vai manter-se saudável sem comprometer a dieta! A beringela faz parte desse grupo de alimentos. Uma porção de beringela, com aproximadamente 80g, tem apenas 21 calorias!

Embora tenha poucas calorias a beringela não deixa de ser um alimento extremamente nutritivo. Nessas 80g de beringela podemos encontrar vitamina A, vitamina B1 e vitamina B2, assim como minerais tais como: magnésio, fósforo, ferro, zinco, potássio e cobre.

calorias-emagrecer-perder-peso-beringela-dieta-lev

3# É uma fonte de fibras

Além de ter em atenção às calorias e à percentagem de hidratos de carbono de absorção rápida, para manter a linha é também importante ingerir o máximo de fibras! Na verdade, as fibras são também um tipo de hidrato de carbono, no entanto, estas ficam intactas durante o processo digestivo. São assim benéficas para o funcionamento intestinal.

A beringela, além de todos os benefícios descritos anteriormente, é também rica em fibras. Em média, em 80g de beringela, 2.9g são fibras. A ingestão de fibras vai melhorar o trânsito intestinal, assim como reduzir o apetite, dando uma sensação de saciedade. Todas estas características, a longo prazo, são muito positivas para o emagrecimento.

Outra dica relacionada com este alimento, é a sua água! A beringela é constituída por 90% de água.

agua-beringela-nutrientes-minerais-fibras-saudavel-perder-peso-dieta-lev

Além disso, quando cortada aos pedaços, sem casca e deixada de molho em água durante a noite, a beringela liberta uma substância chamada saponina. Esta substância é rica em vitaminas, minerais e fibras. Beber a água onde a beringela esteve de molho é um ótimo meio de hidratação!

Pode encontrar a beringela à venda ao longo de todo o ano! Esperamos ter despertado alguma curiosidade e aproveitamos para sugerir duas receitas saborosas: Salada de beringela grelhada e Beringela com tomate.

beringela-grelhada-receita-saudavel-dieta-lev

Bom proveito! Este verão esteja sempre saudável e em forma. ☺

Partilhar post
  , , , ,