O poder de uma sesta – 20 minutos, é tudo o que precisa para recarregar baterias!

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Dormir é um dos prazeres da vida! No entanto, é também para muitas pessoas um desafio. A verdade é que são poucos os que conseguem cumprir as 7/8 horas de sono recomendadas por noite. Talvez seja por isso que as sestas sejam vistas como um autêntico sonho supremo…

Sabia que são apenas necessários 15 a 20 minutos de sesta para aumentar a energia no seu corpo? Mas não é apenas isso! As sestas podem trazer vários benefícios.

Confira os diferentes benefícios de uma sesta diária:

  • Aumento do estado de alerta: a sensação de pálpebras demasiado pesadas para se manterem abertas significa um estado de alerta menor. Consequentemente, o nosso nível produtivo é bastante inferior. A sesta aumenta o estado de alerta em 100%, tornando-nos produtivos outra vez!
  • Aumento da capacidade de aprendizagem e memória: quando fazemos uma sesta estamos a melhorar a capacidade de gestão de tarefas mais complexas, assim como a retenção de memórias no cérebro por mais tempo. As memórias mais recentes são transferidas para o neocórtex, local onde as memórias de longo prazo são solidificadas e guardadas. Assim quando dormimos estamos a melhorar também a nossa memória.

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  • Faz bem à saúde: a falta de horas de sono gera no corpo o cortisol, que é por outras palavras, a hormona do stress. Um dos grandes benefícios da sesta, é dar oportunidade ao nosso corpo de descansar e produzir o antídoto do cortisol – a hormona do crescimento. Esta, vai ajudar não só a combater o stress e a ansiedade, mas também a fortalecer o sistema imunitário e ajudar na perda de peso.
  • Gera boa disposição: A Serotonina é uma Monoamina Neurotransmissor sintetizada no Sistema Nervoso Central que é responsável pela sensação de bem-estar. Durante a sesta, esta aumenta no cérebro gerando uma sensação de boa disposição. Incrível, não?

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Pode ser domingo antes de ir para o almoço de família, pode ser a meio do dia entre o almoço e o trabalho, ou até pode ser um curto descanso dentro do carro a meio de uma viagem!

Saiba como tirar o máximo das suas sestas diárias! Nós damos 3 dicas importantes:

#1 Não ultrapasse os sólidos 15/20 minutos de sesta

Mais tempo que isto vai fazê-lo/a sentir mais cansado e com ainda menos energia do que antes. É por isso que em inglês se dá a esta sesta curta o nome de “power nap”, traduzida como sesta revitalizante. Ao ultrapassar este tempo, o corpo entra em sono profundo e é mais difícil acordar, podendo depois sentir-se desorientado/a.

#2 Experimente beber café imediatamente antes da sesta

Parece estranho, mas tomar a sua chávena de café imediatamente antes de fazer a sesta pode ser benéfico. A teoria defende que o tempo que o café demora a atuar no corpo, é precisamente o tempo em que estará a dormir. Assim, quando acordar terá uma dose dupla de energia, sentindo-se realmente bem logo ao acordar.
Por norma, as pessoas têm a sensação que não vão conseguir dormir logo após beber café, mas isso não é verdade. O tempo que o café demora a fazer efeito é aproximadamente 20 minutos. Não se esqueça de pôr o alarme!

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#3 Encontre o ambiente ideal para a sua sesta

Se estamos em casa é mais fácil preparar a sesta. Mas na rotina do dia a dia pode ser um desafio encontrar o ambiente ideal para dormir em sossego. Dormir no emprego pode não ser uma alternativa, mas sempre pode tentar descansar a cabeça na secretária.
Quanto ao ambiente, se conseguir ficar num espaço mais escuro, o sono será também mais agradável! O barulho também deve ser o mínimo possível, ou relaxante, como é o som da água a correr, do mar…. Uma boa alternativa é colocar uns fones, ou se quiser realmente silêncio, experimente uns tampões de ouvidos.

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Alertamos que para quem sofre de insónias ou outros distúrbios de sono, as sestas não são indicadas!

Infelizmente, quem não tem boas noites de sono vai apenas piorar com as sestas diárias. Se este for o seu caso, tente ao máximo manter-se acordado para ter uma noite mais descansada. Se por outro lado, apesar das sestas, continuar constantemente cansado e não souber a razão, experimente consultar o seu médico, ou um especialista do sono.

Esperamos ter ajudado e desejamos uma boa sesta!

 

 

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