10 dos alimentos que melhoram a pele

A pele (cútis ou tez), funciona como o revestimento do corpo humano e é considerado o nosso maior e mais pesado órgão. É composta por três camadas, bem unidas entre si, e que atuam em cooperação: a epiderme, a derme e a hipoderme.

As suas principais funções são:

  • proteção dos tecidos subjacentes;
  • regulação da temperatura somática;
  • reserva de nutrientes;
  • conter terminações nervosas sensitivas;
  • assegurar as relações entre o meio interno e o externo

Por volta dos 25 anos, começam a tornar-se visíveis os primeiros sinais de envelhecimento na superfície da pele. As rídulas aparecem em primeiro lugar, depois chegam as rugas, a perda de volume e de densidade.
A pele envelhece devido a diferentes fatores e se há alguns que podem ser evitados e até controlados por uma abordagem mais holística e de prevenção, há outros que são inevitáveis.

Mas como manter a pele jovem por mais tempo?

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Das diversas causas que provocam o envelhecimento da pele (quer sejam estas externas ou internas), o sol, a poluição, o ser ou não fumador(a), o estilo de vida, os hábitos alimentares (nutrição) são das mais importantes.

Sabe-se hoje que:

  • os radicais livres provocam o envelhecimento do ser humano? Devido à acumulação de danos causados por estas moléculas, as estruturas das células são danificadas;
  • os antioxidantes são moléculas com a capacidade de neutralizar os radicais livres.

Se a dieta for pobre em antioxidantes o ritmo de envelhecimento da pele será maior. Embora não seja ainda possível parar o envelhecimento, dado que é um processo natural do corpo, podemos encontrar formas de o amenizar os sinais. Pode começar por melhorar os hábitos saudáveis, que passam por uma alimentação equilibrada.

Quais os melhores alimentos para manter a saúde e a beleza natural da pele?

Uma dieta saudável, rica em frutas e vegetais assegura a ingestão de antioxidantes necessária para limitar ou neutralizar os efeitos nocivos dos radicais livres na pele.
Nela deve incluir uma variedade de alimentos. Preferencie os que forem ricos em antioxidantes e outras substâncias que potenciem um efeito protetor deste importante órgão.

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Confira a lista dos 10 alimentos, fonte de juventude:

  • abacate é rico em vitaminas A, D, E e outros nutrientes que ajudam a eliminar as olheiras;
  • alho – meio dente por dia (sem estar picado). E a quantidade necessária para controlar a oleosidade da pele e acelerar a cicatrização;
  • cenoura – é rica em vitamina E. Esta ajuda na formação de colágeno e elastina, importantes para manterem a pele saudável, hidratada, firme e com aspeto jovem;
  • maçã – Os seus componentes ajudam a combater a vermelhidão e doenças de pele;
  • mirtilos, morangos e outros frutos vermelhos – são ricos em vitamina C. Esta revitaliza e preserva a elasticidade e firmeza da pele. São uma excelente solução natural para tratar peles desidratadas ou sensíveis;
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  • peixes ricos em ómega 3 (como a cavala, o salmão e o atum) – as suas gorduras polinsaturadas, além de hidratarem e aumentarem a firmeza da pele, ainda ajudam a queimar gordura;
  • quinoa – é um grão de alto valor biólogo. Possui todos os aminoácidos essenciais para que o nosso corpo funcione corretamente. No caso da pele, como evita a flacidez dos músculos, ajuda a mantê-la mais lisa;
  • romãs – contém ácido elágico. Este é um importante antioxidante que ajuda a renovação do colagénio da pele e previne o aparecimento de manchas (principalmente no caso dos fumadores);
  • tomate – rico em antioxidantes e vitamina A. É excelente para ajudar a reduzir o tamanho dos poros e a oleosidade da pele;
  • uvas roxas – contêm uma substância que ajuda a manter a elasticidade da pele. São também um protetor solar natural (mas para que faça efeito, deve comer a pele e as sementes das uvas).

Agora, sempre que for às compras lembre-se de perguntar:

“Espelho meu, espelho meu que alimentos comprarei eu?”

E temos mais algumas dicas…
Para ter uma pele luminosa evite o vento frio. Também a água muito quente no banho, o ar condicionado e não esqueça muita água (uma pele desidratada ganha rugas mais facilmente).
Mas se quer uma pele sem acne e com aspeto mais jovem, evite o açúcar (este enrijece o colágeno da pele e com isso, a pele perde a elasticidade natural. Por outro lado, o açúcar dificulta a renovação natural das nossas células).
Uma pele lisa e com poucas rugas de expressão? O truque é comer alimentos ricos em vitamina C, como a laranja, o limão, o kiwi.
Beba chá verde, porque contém catequinas, que são antioxidantes naturais poderosos (mas evite tomar esta bebida ao fim do dia, pois contém cafeína e pode alterar os ritmos de sono).

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Evite comer em excesso! Se comer demasiado de forma habitual, o corpo vai despender muita energia a digerir as calorias em excesso e neste processo, vai perdendo vitalidade que se nota logo no envelhecimento da pele.
Tem tudo ao seu alcance para ter uma pele fantástica!

Mas se tiver dúvidas em como organizar o seu programa alimentar, nas Clínicas Lev temos especialistas em nutrição que lhe podem dar uma ajuda.

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